Título: Decisão alivia crédito, diz Mantega
Autor: Galvão, Arnaldo
Fonte: Valor Econômico, 09/11/2007, Finanças, p. C2

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comentou ontem que a redução de meio ponto percentual na taxa de juros americana revelou que o Federal Reserve (o Fed, banco central dos Estados Unidos) está preocupado com a atividade da economia e prevê uma desaceleração. Ele também admitiu que essa decisão pode provocar a valorização do real. "Estamos com uma turbulência relativamente séria, de grandes proporções, atingindo mais as economias avançadas do que as emergentes. A boa notícia é essa. A má notícia é que é uma crise séria", avaliou. A decisão de ontem foi "sábia", na sua opinião, porque vai aliviar o crédito e as taxas de juros mais longas.

O Fed, na interpretação de Mantega, reconheceu que a turbulência é mais séria do que se pensava e que ela ainda vai demorar algum tempo. "A inflação não é um problema. A preocupação agora é com uma possível deflação proveniente da desaceleração da atividade nos Estados Unidos", afirmou.

Se a economia internacional desacelerar, arrastando China e a Índia, Mantega admitiu que pode haver redução das exportações de commodities. Por outro lado, ressaltou que o mercado interno continua robusto, crescendo e capaz de substituir o mercado externo.

Sobre o efeito que a decisão do Fed provocará na apreciação da moeda brasileira, Mantega reconheceu que o Brasil não pode ter as duas coisas positivas ao mesmo tempo, mantendo o real desvalorizado e obtendo sucessivas melhoras de expectativa.