Título: Emergentes rejeitam limitar emissão de gases
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/09/2007, Internacional, p. A11

Um dia antes do início da reunião sobre clima organizada pelo governo dos EUA, países em desenvolvimento se mostraram resistentes a um eventual estabelecimento de metas obrigatórias para limitar a emissão de gases poluentes. O argumento central é que a necessidade de atender às demandas das parcelas mais pobres de suas populações deve vir antes das preocupações em relação ao fenômeno do aquecimento global.

"Para um país em desenvolvimento, a principal tarefa é reduzir a pobreza", afirmou ontem Xie Zhenhua, vice-presidente da comissão nacional de desenvolvimento e reforma da China, durante um encontro promovido pela organização Center for Clean Air Policy, nos EUA.

O governo do presidente americano George W. Bush promove hoje e amanhã uma rodada de discussões sobre mudanças climáticas com a participação dos países que mais emitem gases que causam efeito estufa. Washington defende que países em desenvolvimento venham também a adotar metas obrigatórias para limitar as emissões.

"Não seria justo sacrificar as necessidades e demandas da nossa população, cuja metade está abaixo da linha de pobreza", disse o sub-secretário de planejamento ambiental do México, Fernando Tudella. Assim com outros países em desenvolvimento, o México diz que deseja cooperar com medidas contra o aquecimento, mas prefere tratar do tema no âmbito da ONU.

O Protocolo de Kyoto, assinado por 175 países, e rejeitado pelos estados Unidos, estipula que as nações industrializadas reduzam suas emissões de dióxido de carbono e outros gases, tendo como meta reduzir em 2012 o nível de poluentes a 5% abaixo dos níveis de 1990.

O México, segundo Tudella, não adotará metas que tragam implicações econômicas após 2012, mas considera metas para alguns setores produtivos. "Estamos prontos para considerar metas setoriais em termos de intensidade que nos permitiria crescer para atender às necessidades da nossa população".

Para o embaixador brasileiro Sérgio Serra, responsável pelo tema do aquecimento global, os EUA devem ter em conta que os países em desenvolvimento já estão tentando conter suas emissões ao mesmo tempo que melhoram o padrão de vida de seus cidadãos. "É um mito imaginar que os países em desenvolvimento não estão fazendo nada para lidar com a mudança climática."