Título: Pose para a história
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 15/01/2011, Politica, p. 4

Chuva de início de ano atrasou a foto oficial da primeira presidente brasileira, e só ontem a imagem que ocupará gabinetes, escritórios e escolas foi apresentada A partir de hoje, as paredes das repartições públicas federais ganharão a foto de uma mulher com a faixa presidencial cingida no ombro. A agenda de início de governo e o mau tempo de janeiro em Brasília atrasaram a troca do retrato oficial. O fotógrafo da Presidência, Roberto Stuckert Filho, esperava um dia bonito, com a luz certa, para fazer a foto que vai para a galeria dos presidentes. Como a chuva não dava trégua, chegou a cogitar fazer o registro em ambiente fechado. Não precisou e a Presidência divulgou o resultado da sessão de uma hora e meia de cliques e um total de 60 fotos. Ontem mesmo, a imagem da presidente Dilma Rousseff já estava em salas do Palácio do Planalto. A partir de hoje, ganhará os gabinetes ministeriais, escritórios da administração federal e escolas, onde ficará nos próximos quatro anos.

A sessão fotográfica para a foto oficial foi realizada em 9 de janeiro, um domingo. Assim como Luiz Inácio Lula da Silva no segundo mandato, a presidente escolheu o Palácio da Alvorada como cenário. O verde e amarelo da faixa foi destacado ao repousar sobre o terninho off-white, conjugado com brincos de pérola. Sem broches do Brasão da República ou Bandeira do Brasil, a foto oficial da presidente reflete a imagem formal e discreta que Dilma tenta imprimir nos primeiros momentos de sua gestão.

Cabelo

Assim como mantém Luísa Stadtlander, responsável pela roupa usada na cerimônia de posse e na foto oficial, como personal stylist, Dilma parece ter elegido Celso Kamura como personal makeup. Kamura veio de São Paulo a Brasília para fazer o cabelo e a maquiagem de Dilma na foto oficial. A pintura leve e natural tem tons de destaque no contorno da sobrancelha de Dilma e na escolha do batom cor cereja para realçar a expressão da presidente.

A sessão de fotos de Dilma foi muito mais demorada em comparação com a produção fotográfica para as duas fotos oficiais de Lula. Em seu primeiro mandato, o petista ficou 30 minutos na mira das lentes e o fotógrafo gastou três filmes de 24 poses para escolher a melhor. Em 2007, foi ainda mais rápido: 20 minutos para eternizar o segundo mandato do presidente.

Do estúdio ao Alvorada

Mais do que um símbolo formal do poder, a foto oficial do presidente reflete o momento político e a personalidade do governante. Durante seus dois mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi fotografado por outro integrante do clã Stuckert. Na gestão Lula, o fotógrafo oficial era Ricardo Stuckert. A assinatura da família nas fotos oficiais está no sorriso exibido pelo governante, repetido na foto de Dilma Rousseff.

O Lula retratado em 2003 é diferente do Lula reeleito, de 2007. Em sua primeira foto oficial, o petista aparece sem a faixa presidencial, com o Brasão da República no peito que sempre sustentou o broche do Partido dos Trabalhadores e uma bandeira do Brasil ao fundo. O objetivo era parecer menos formal. Somente Lula e Itamar Franco optaram por fazer foto sem a faixa. Presidente reeleito, Lula substitui o brasão pela bandeira do Brasil e a gravata preta e cinza pela vermelha. Em vez do estúdio, o presidente foi clicado no Alvorada, bem mais magro e grisalho.