Título: Grandes prêmios
Autor: Assef, Andrea
Fonte: Valor Econômico, 25/10/2007, Seguros, p. F1

Que tal comprar um pacote de turismo de uma semana no Nordeste com um seguro contra chuva? Ou você pega o maior sol ou recebe seu dinheiro de volta. Hoje em dia no Brasil é até possível oferecer isso ao cliente (alguns hotéis e resorts vez por outra fazem campanhas promocionais com este apelo), mas de maneira geral isso não acontece, pois a seguradora teria de cobrar um preço que ninguém iria querer pagar. Esse exemplo é utilizado por João Pedro Paro Neto, diretor de marketing e canais alternativos da Tokio Marine, a seguradora japonesa que comprou a companhia de ramos elementares do Banco Real em 2005, para ilustrar o que pode acontecer com o mercado de seguros a partir do fim do monopólio do Instituto de Resseguros do Brasil, o IRB Brasil-Re, a estatal de resseguros do país. "Vai haver uma oferta maior, com mais criatividade e liberdade de escolha", diz.