Título: Vendas até outubro superam recorde anual
Autor: Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 06/11/2007, Empresas, p. B7

A indústria automobilística quebrou o recorde anual de vendas dois meses antes de 2007 terminar. O número de veículos licenciados no país de janeiro a outubro, incluindo carros de passeio e de carga, foi não apenas maior do que o total de todo o ano passado como também superou a soma anual de 1997, o último recorde de vendas no mercado brasileiro.

O crédito fácil continua estimulando a troca de veículos. De janeiro a outubro foram vendidos 1,983 milhão de unidades. O total é 28,8% maior do que o volume de igual período de 2006, que alcançou 1,540 milhão. Já supera o volume vendido durante todo o ano passado (1,927 milhão) e é ainda maior do que o último recorde de vendas de veículos no mercado doméstico, em 1997, quando o mercado atingiu a marca de 1,943 milhão de unidades. Em 10 meses o mercado brasileiro recebeu 443,3 mil veículos zero-quilômetro mais do que em igual período do ano passado.

Os dirigentes da indústria automobilística calculam que até dezembro o mercado interno chegará a 2,45 milhões de veículos. Os carros de passeio têm uma participação em torno de 45% nas vendas totais de veículos no país.

Mesmo com um feriado, o que habitualmente atrapalha o movimento nas concessionárias, outubro foi o melhor mês de vendas de veículos de toda a história da indústria automobilística no Brasil. Com uma média de diária de mais de 11 mil unidades, o mês fechou com 244,45 mil veículos licenciados em todo o país.

Esse volume foi 39,48% maior do que o de outubro de 2006. Superou a última melhor marca, registrada em agosto deste ano, quando foram vendidos 235,25 mil veículos, quando já não se esperava que o mercado poderia ter ainda mais fôlego.

Com algumas exceções, as montadoras estão todas batendo os seus próprios recordes. A Fiat, campeã de vendas no mercado interno, registra um acumulado de vendas 31,5% maior do que nos 10 meses de 2006. Volkswagen e General Motors venderam este ano 33,2% e 24%, respectivamente, mais do que em igual período do ano passado. Esses três fabricantes dividem a maior fatia do mercado brasileiro, com participações entre 21% e 24% cada.

A Renault tem ainda uma pequena parcela das vendas de carros no Brasil - 2,7% -, mas foi a montadora que mais cresceu este ano, com avanço de 39% nas vendas acumuladas.

O mercado de veículos de carga também continua aquecido. A Mercedes-Benz, maior fabricante de caminhões do país, informou que atingiu em outubro recorde histórico nas vendas de caminhões pesados, com 828 unidades. A empresa aponta a demanda em atividades ligadas ao agronegócio, cana-de-açúcar, construção civil e mineração como motivo de impulso de vendas .

Há um mês, a continuidade do fôlego do mercado doméstico levou os fabricantes a reverem as projeções para o ano. O setor estima para este ano uma produção 13,4% maior do que em 2006, o que soma 2,960 milhões de unidades. Para o mercado interno, a última projeção indicou um crescimento de 25%, o que equivale à venda de 2,4 milhões de unidades.