Título: Seguradora elabora plano estratégico para crescer
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/10/2007, Finanças, p. C12

A possível venda do Banco Real para o Santander terá impacto reduzido no mercado de seguro brasileiro. As duas instituições têm estratégias bem parecidas para a área. Saíram do negócio de ramos elementares, no qual apenas distribuem apólices de outras seguradoras, e se focaram em vida e previdência. É neste mercado que a Real Tokio Marine Vida e Previdência quer ser uma das maiores do país.

A seguradora - criada em 2005, em uma joint venture com a japonesa Tokio Marine - acaba de concluir a elaboração de um mapa estratégico, que demorou um ano para ficar pronto e traça os objetivos estratégicos da companhia. Na avaliação do presidente da Real Tokio Marine, Edson Franco, a venda do banco no país não deve mudar esses objetivos, traçados para a segurador crescer no disputado mercado de vida e previdência, embora o executivo admita que se possam ocorrer revisões do modelo.

Na previdência, a Real Tokio Marine ganhou uma posição no ranking este ano e ocupa agora o sexto lugar. Segundo Franco, o objetivo agora é consolidar esta posição. A seguradora está atrás apenas de gigantes como Bradesco, o líder, Itaú, Brasilprev (do Banco do Brasil), Unibanco AIG e Caixa Econômica Federal.

Já no segmento de vida, a meta é mais ambiciosa. A seguradora hoje é a nona no ranking, com 4,3% do mercado. "Esta posição não condiz com o porte do banco", avalia o executivo. A meta é dobrar esta participação até 2010, passando pelo menos para a sétima posição. Até julho, a carteira de vida (excluindo o VGBL) cresceu 30%, bem acima do mercado, que teve prêmios 13,6% maiores. O crescimento foi puxado principalmente pelo seguro prestamista, que protege contra inadimplência nas operações de financiamentos e empréstimos.

Já as vendas dos planos de previdência VGBL e PGBL subiram 38% até agosto e devem continuar neste ritmo, prevê Franco.

As reservas totais da seguradora somam R$ 4,5 bilhões e a meta é dobrar este valor até 2010. Hoje, são 200 mil clientes na previdência e 1,4 milhão de vidas seguradas.

O mapa estratégico teve quase quarenta versões antes de ficar pronto e ser apresentado ao mercado, há dez dias, no Rio. Ele mobilizou toda a seguradora e está divido em quatro partes, cada um com metas específicas: financeira, clientes (e canais de venda), processos internos e infra-estrutura (que inclui tecnologia e recursos humanos).

No plano financeiro, por exemplo, a meta é crescer com lucratividade. Nos clientes, uma pesquisa feita com 200 pessoas (incluindo consumidores e corretores) e detectou o que deve ser mudado na linha de produtos. Para isso, a idéia agora é intensificar a segmentação e trabalhar o mercado de pequenas e médias empresas, tanto em vida como em previdência. "É um nicho ainda pouco explorado", afirma Franco.

Para os funcionários, foi definida uma remuneração adicional ligada ao desempenho e cumprimento das prioridades estabelecidas no mapa. Ou seja, se os objetivos forem alcançados, haverá remuneração extra.