Título: A ajuda que vem de fora
Autor: Tiso, Joana ; Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 17/01/2011, Brasil, p. 5

Cães treinados trazidos ao Brasil por ONG espanhola tentam localizar corpos. Corpo de Bombeiros considera a ajuda muito importante Teresópolis (RJ) ¿ A esperança de encontrar parentes vivos se transforma, com o passar dos dias, em desespero de nem poder enterrá-los. Mesmo com a garra das equipes, fica difícil vasculhar áreas onde as casas praticamente sumiram debaixo da terra encharcada. Para ajudar na tarefa, sete cães farejadores vindos de Portugal e da Espanha chegaram ontem a Teresópolis, trazidos pela K-9 de Creixell, uma organização nãogovernamental que atua com os animais em grandes catástrofes pelo mundo. A Força Nacional também começou a trabalhar com seis cães.

No bairro de Vieira, primeira área por onde os cães estrangeiros passaram, nenhum corpo foi encontrado até o início da noite passada. Mesmo assim, Eliane Pinto Thurler não perde as esperanças. Com o reforço de mais um cão que chegará amanhã do Chile, a moradora de Vieira acredita que os animais poderão encontrar o marido, João. ¿Ele tem uma pinta na perna esquerda, estava com uma calça cáqui e uma blusa azul¿, repetia Eliane aos bombeiros que atuam com os voluntários da K-9 de Creixell.

Para o capitão Marco Basques, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a vinda do K-9 representará um grande reforço, já que a corporação conta, hoje, com apenas seis cães para atender o estado inteiro. ¿Temos mais animais em treinamento, mas que não estão prontos para atuar. Boa parte dos aptos está em Petrópolis¿, explica o militar. Pedro Frutos, presidente da K-9, que já esteve nos desastres do Haiti, Chile e Marrocos, conta estar esperançoso com os resultados das buscas. ¿Estamos trabalhando com os bombeiros para encontrarmos esses corpos¿, diz.

Em outra frente, a Força Nacional destacou seis cães para também auxiliar nas buscas pelas vítimas do temporal em Teresópolis. Mais de 250 homens estão na região serrana atingida pelas chuvas. O engajamento das forças de segurança tem impressionado Frutos, que veio da Espanha com um português e três brasileiros para o Rio ¿ todos voluntários da K-9 e responsáveis pelos cães. ¿Os bombeiros estão trabalhando muito bem¿, elogia.

Sentidos apurados Os cães trazidos pela entidade espanhola são da raça pastor alemão, pastor belga malinois e pastor holandês. A organização não governamental custeia as próprias passagens aéreas, hospedagem e o tratamento dos cães. Entre as fontes de recursos que financiam a K-9, a principal é a parceria com universidades espanholas, em campanhas que pregam a doação de um euro por aluno, entre outras atividades.

Audição, visão e, principalmente, faro apuradíssimos fazem dos cachorros animais úteis para procurar pessoas em meio a escombros e detectar a presença de substâncias ilícitas em aeroportos e fronteiras. ¿Eles são verdadeiros policiais¿, brinca Frutos, da K-9. Estima-se que eles ouvem quatro vezes mais que o ouvido humano e, por poderem virar as orelhas, têm a capacidade de identificar a direção do som. As células olfativas possuem um potencial enorme. O uso sistemático de cães teve início na Segunda Guerra Mundial pelos Estados Unidos. Depois se espalhou pelo mundo.

K-9 A ONG K-9 de Creixell tem sede na Espanha e escritórios em Portugal, Argentina e Brasil. O nome refere-se a uma cidade ¿ Creixell ¿ localizada na região da Catalunha, no distrito Tarragona ¿ Costa Dorada. A maior parte dos integrantes da entidade é gente apaixonada por cachorros, que os treinam para atuar em cenários de tragédia. Muitos também são policiais, bombeiros ou profissionais da área da saúde.