Título: ONU pede ação urgente contra mudança climática
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 25/09/2007, Internacional, p. A11

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse ontem que há uma necessidade urgente de os países chegarem a um novo compromisso para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ele abriu a primeira cúpula sobre mudança climática da ONU, em Nova York.

"A mensagem é bastante simples", disse ele. "Temos conhecimento o suficiente para agir. Se não agirmos agora, o impacto da mudança climática será devastadora", disse Ban, na sessão da ONU da qual participaram cerca de 80 presidentes e primeiros-ministros.

Ban comentou a objeção do governo dos EUA de negociar limites para as emissões de gases que provocam o aquecimento global, sob o argumento de que restrições afetariam a economia do país. O presidente americano, George W. Bush, oponente da imposição de limites, não participou da reunião.

"A inação agora provará ser a mais custosa ação de todas no longo prazo." Numa referência à iniciativa paralela que o governo americano prepara para o fim do mês, na qual reunirá um grupo de países para discutir clima, Ban disse que a ONU é o "fórum apropriado para a negociação de uma ação global". Alguns ambientalistas temem que a reunião convocada pelos EUA mine os esforços da ONU.

A cúpula de ontem foi uma preparação para negociações de um acordo sobre clima para programadas para começar em dezembro na Indonésia.