Título: Bancas brasileiras aumentam presença em fusões
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 08/11/2007, Legislação, p. E2

O número de fusões e aquisições envolvendo empresas brasileiras realizadas entre os meses de janeiro a outubro deste ano dobrou em relação ao mesmo período do ano passado e trouxe consigo melhores resultados para os escritórios de advocacia brasileiros. Algumas bancas nacionais aumentaram sensivelmente sua participação em fusões e aquisições durante o ano de 2007, segundo um levantamento divulgado ontem pela Thomson Financial que contabiliza as fusões e aquisições anunciadas que envolvem companhias brasileiras.

Um dos escritórios que aumentou sua participação nas fusões e aquisições - consideradas um dos "filés" do mercado de serviços jurídicos - é o Mattos Filho Advogados. A banca até agora participou de 37 negócios, enquanto no ano passado esteve presente em apenas 19, liderando o ranking de participação de escritórios de advocacia em número de operações junto com o Pinheiro Neto Advogados.

Outro escritório que também aumentou consideravelmente sua participação nas fusões e aquisições é o Machado, Meyer Advogados, que passou de uma participação em 21 negócios para 29 neste ano. Também tiveram aumento expressivo as bancas Pinheiro Neto Advogados, Barbosa, Müssnich e Aragão Advogados e Tozzini Freire Advogados. O Pinheiro Neto participou de 26 negócios de janeiro a outubro do ano passado e de 37 no mesmo período deste ano. Já o Barbosa, Müssnich esteve presente em apenas duas fusões e aquisições no ano passado e em 20 neste ano, enquanto o Tozzini Freire participou de 25 negócios neste ano e de nenhum no ano passado.