Título: Lula critica extinção de secretaria pelo Senado
Autor: Rosas ,Rafael
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2007, Política, p. A10

Lula e Cabral na Fiocruz: "Toda vez que se fala em contratar funcionários, as pessoas têm a predisposição de ser contra" O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem a contratação de funcionários públicos em determinadas áreas, onde, a seu ver, o gasto extra deve ser considerado como "investimento" e não como inchaço da máquina pública. Em discurso durante cerimônia de inauguração do Centro de Produção de Antígenos Virais, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Lula também tornou a criticar a extinção, pelo Senado, da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República, chefiada pelo filósofo Roberto Mangabeira Unger.

"Toda vez que se fala em fazer investimento em alguma coisa, em contratar funcionários, as pessoas têm a predisposição de ser contra" , disse Lula. "Vocês viram que nesses dias o Senado, ainda não sei por que razão, votou contra uma medida provisória que mandamos e o pretexto foi de que estava evitando que o governo contratasse mais cargos".

O centro inaugurado ontem terá capacidade de produzir até 100 milhões de doses de vacinas virais por ano. Inicialmente, o foco será a produção da vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola. O processo de transferência de tecnologia para fabricação dessas vacinas foi iniciado em 2004, com o laboratório GlaxoSmithKline.

De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os investimentos para construção da unidade foram de R$ 55 milhões, que serão cobertos até 2010 com a receita da venda dos medicamentos. Segundo ele, o centro ajudará a reduzir o déficit da balança comercial brasileira no setor de saúde, que deve ficar em US$ 5 bilhões em 2007. "O investimento nessas tecnologias é parte fundamental na estratégia de redução da dependência internacional. O nosso projeto visa atingir a auto-suficiência na produção da vacina tríplice viral" , explicou Temporão. O ministro frisou ainda que em 2009 a nova unidade já terá capacidade de produzir 66 milhões de doses, incluindo antígenos contra rotavírus, hepatite A, varicela e até uma futura possível vacina contra a dengue.

Temporão revelou ainda que o chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da saúde deve estar formatado ainda neste mês. O ministro evitou falar em valores, mas ressaltou que os recursos previstos com a futura regulamentação da Emenda 29 devem fazer parte do programa. A Emenda 29 deverá disciplinar os aportes de Estados e municípios, previstos constitucionalmente, para a área de Saúde.