Título: Tecnologia puxa bolsa para baixo em NY
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 04/10/2007, Finanças, p. C2

As bolsas de valores americanas registraram ontem o segundo pregão seguido de queda. A cautela antes da divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos e a baixa de ações do setor de tecnologia foram as principais responsáveis pela queda.

O índice Dow Jones fechou com queda de 0,56%, aos 13.968,05 pontos. O Standard & Poor's 500 recuou 0,46% (1.539,59 pontos) e o Nasdaq, 0,64% (2.729,43 pontos).

Relatório do banco de investimentos Morgan Stanley divulgado hoje prevê que a competição entre as fabricantes de processadores de computador pode levar Intel e AMD a entrar em uma guerra de preços, o que diminuiria a lucratividade das empresas. Com a notícia, as ações da Intel caíram 2,2% e as da AMD baixaram 1,6%.

Ações de empresas do setor de petróleo também recuaram, no quarto dia seguido de queda nas cotações da commodity no mercado futuro. Os papéis da ConocoPhillips caíram 1,6% e os da Exxon Mobil declinaram 1%.

Além dos movimentos pontuais de ações, a proximidade da divulgação de indicadores macroeconômicos importantes aumentou a cautela dos investidores. Eles esperam pelos números de pedidos de seguro-desemprego, a saírem amanhã, e pela taxa de desemprego que será divulgada na sexta-feira. A idéia é observar a situação do emprego e da atividade econômica para tentar prever se o Federal Reserve fará outro corte no juro básico do país - o que beneficiaria os mercados acionários

As ações européias subiram pelo terceiro dia consecutivo . Os bancos novamente assumiram a dianteira, com o Deutsche Bank subindo 2,1% e o Credit Suisse tendo alta de 1,1%. Eles disseram que viram grandes oportunidades quando o aperto global começou a retroceder. O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,17%, para 1.570 pontos, com máxima de 1.571 pontos durante o dia.

"O que está deixando as pessoas confortáveis é que as empresas estão mostrando alguns números assim nós podemos dimensionar o tamanho dos problemas e os impactos em seus lucros", disse Lucy Macdonald, vice-presidente de investimentos para ações globais na RCM.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,54%, a 6.535 pontos. O DAX, de Frankfurt, subiu 0,11% (7.955 pontos). Também tiveram alta as bolsas de Paris (0,12%) e Lisboa (1,92%). Milão e Madri ficaram estáveis.