Título: Nova direção apostará nas obras do PAC
Autor: Oliveira, Noelle
Fonte: Correio Braziliense, 18/01/2011, Cidades, p. 26

A nova diretoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tomou posse ontem, em cerimônia no auditório do edifício sede da empresa, em Águas Claras. Segundo o novo presidente da Companhia, o arquiteto Célio Biavatti Filho, as prioridades iniciais da nova equipe são a conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que têm financiamento concedido pela Caixa Econômica Federal (CEF) e a modernização das instalações da Caesb, por meio de projetos de automação.

Além disso, Biavatti ¿ servidor de carreira da Novacap há 34 anos ¿ considera essencial que as obras nas cidades do DF com menos condições de saneamento devem ter prioridade. ¿Temos cidades mais recentes que merecem um pouco mais de atenção, como o Sol Nascente, o Pôr do Sol. Os novos condomínios também serão contemplados e nós já temos recursos para sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Os grandes clientes são as cidades de menor poder aquisitivo¿, avaliou.

Na avaliação de Biavatti, a Caesb também não pode se contentar com a quarta posição no ranking entre as empresas de saneamento básico do país que recebem financiamentos da Caixa. Na relação liberação de recursos versus financiamento, a empresa só contratou 31% dos R$ 240,4 milhões, até dezembro de 2010. Ficou atrás de Minas Gerais (65%), Espírito Santo (45%) e Mato Grosso do Sul (42%).

¿Nossa meta para 2011e 2012 será crescer nesse ranking estabelecido pela Caixa. O DF receberá obras de saneamento indispensáveis ao bem-estar e à qualidade de vida da população. Também estamos com recursos garantidos a fundo perdido no Orçamento Geral da União destinados a obras de esgotamento sanitário em diversos locais do DF¿, comentou.

Entre as novidades da nova gestão está a criação de uma diretoria. A antiga diretoria de Produção e Comercialização foi desmembrada em duas. Para ganhar eficiência, o projeto de modernização da Caesb, que começou no ano passado, prevê um investimento de R$ 40 milhões para automação 100 unidades da empresa até 2012.

Também tomaram posse o diretor de Operações, Acylino José dos Santos Neto, engenheiro e servidor aposentado da Caesb; o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, o engenheiro Cristiano Magalhães de Pinho; o diretor de Comercialização, Valtrudes Pereira Franco, que é servidor da casa; e o diretor de Gestão Márcio Campos Luttembarck, mantido no cargo.