Título: 'Bandeirização' amplia o uso
Autor: Maria Christina Carvalho
Fonte: Valor Econômico, 31/01/2005, Finanças, p. C1

O futuro dos cartões de loja no Brasil pode ser a compra por algum banco ou sua "bandeirização", isto é, transformação em "moeda", de uso mais amplo do que em apenas uma rede de varejo. Os Estados Unidos escolheram o primeiro caminho e o Chile, o segundo. O Brasil pode ter uma mescla, diz Ricardo Fernandes Paixão, pesquisador do grupo de serviços financeiros do Programa de Administração de Varejo (Provar), da USP. Nos EUA, os cartões de loja passaram para as carteiras dos bancos. Já no Chile, os serviços bancários são caros e direcionados quase que exclusivamente à alta renda. A bancarização é baixa e o varejo ocupou boa parte desse espaço com os cartões de loja. No Chile há 4 milhões de cartões de private label para 15 milhões de habitantes. No Brasil, há um caso de um private label que se bandeirizou: o HiperCard, com 2 milhões de portadores, adquirido pelo Unibanco no ano passado. Um caminho paralelo, disse Paixão, é o cartão de loja passar a ser usado pelo varejista para vender seguros, crédito pessoal e investimentos. (MCC).