Título: HSBC lança novas agências para as médias empresas
Autor: Travaglini , Fernando
Fonte: Valor Econômico, 08/10/2007, Finanças, p. C6

Odair Dutra, diretor do HSBC: antes os bancos tratavam todos como iguais, mas o contato é primordial A forte demanda por crédito por parte das pequenas e médias empresas tem forçado uma mudança na postura dos bancos. Preocupado em conhecer melhor esse novo nicho de mercado, o HSBC ampliou o número de agências de atendimento exclusivo para essas companhias.

Desde o início do ano, já inaugurou 24 plataformas de atendimento para a média empresa, metade do que já tinha, ampliando para 69 o total de postos. O modelo é uma espécie de agência para receber os executivos com faturamento entre R$ 2,4 milhões e R$ 10 milhões anuais e melhorar o relacionamento.

A iniciativa vem contribuindo para a expansão da carteira nesse segmento, chamado de Upper, em mais de 30% neste ano, explica o diretor da área no HSBC, Odair Dutra. "O objetivo é desburocratizar e facilitar o acesso ao crédito", diz. No ano passado, o segmento avançou 20%. Os empréstimos estão no centro dessa iniciativa. A intenção é aproximar o cliente da empresa para facilitar a compreensão do fluxo de caixa e poder oferecer a melhor linha. "Antes os bancos tratavam todos como iguais, mas o contato é primordial", avalia o executivo do HSBC.

A expectativa da instituição, que cresceu cerca de 30% no segmento de pessoa jurídica no primeiro semestre de 2007, é superar esse desempenho no segundo semestre. "Esse é o melhor período para a concessão de crédito", afirma Dutra.

Em alguns estados, como Alagoas, por exemplo, as metas são mais ambiciosas, podendo atingir 50% de crescimento.

"As plataformas contam com uma gerência exclusiva para atendimento personalizado, dentro da agência HSBC, que contará com gerente de relacionamento treinado a atender exclusivamente clientes jurídicos do banco", completa, ressaltando que há um limite de cem empresas para cada gerente.

Praticamente todas as grandes cidades já contam com esses postos de atendimento. As novas unidades estão em capitais, como Maceió (AL) e João Pessoas (PB), e em cidades do interior, como Petrópolis (RJ) e Marília (SP). O Rio de Janeiro é o estado com mais centros (22), São Paulo possui outros 15 e o Sul do país conta com mais 18.

Além do crédito, "também serão oferecidas soluções mais amplas para o desenvolvimento dos negócios, como oportunidades de investimento, antecipação de cheques, de cartão de crédito e o desconto de duplicatas".

O segmento de pequenas e médias empresas é o que mais cresce nos bancos. Isso porque as grandes empresas cada vez mais encontram novas fontes de recursos. No HSBC, dos 310 mil clientes pessoas jurídicas, 20 mil pertencem a esse segmento