Título: Petrobras e Vale contribuem com 40% da alta do Ibovespa
Autor: Camba , Daniele
Fonte: Valor Econômico, 05/10/2007, EU & Investimento, p. D1

É simplista dizer que o Índice Bovespa subiu demais e que a bolsa ficou cara. As ações da Petrobras e da Vale do Rio Doce carregaram nas costas a valorização de 25,16% do indicador de 16 de agosto até o dia 3 deste mês. Cálculo feito pela empresa de informações financeiras CMA revela que as ordinárias (ON, com direito a voto) e preferenciais (PN, sem voto) da Petrobras juntamente com as ONs e PNAs da Vale contribuíram com 40% da alta do Ibovespa no período. A conta considera a alta dessas ações e a participação que elas possuem no índice. Desde o pior momento da crise, no dia 16 de agosto, juntas, ONs e PNAs da Vale subiram 51,2% e, com o peso de 11,68% que têm no Ibovespa, representaram seis pontos percentuais da alta de 25% do índice no período. Já as PNs e ONs da Petrobras subiram só 25,9%, mas como têm participação de 16,3% no Ibovespa, contribuíram com quatro pontos percentuais na alta do indicador.

Os 60% restantes da alta do Ibovespa ficaram a cargo dos outros 59 papéis que compõem o índice. "Isso é sinal de que as ações de segunda linha subiram muito pouco, portanto, ainda possuem potencial para novas altas", diz o chefe de análise da CMA, Luiz Francisco Rogé Ferreira. O desempenho do Índice Valor Bovespa de segunda linha (IVBX-2) é um sinal claro de como os papéis de empresas de menor porte estão atrasados. No ano, o índice sobe 21,55% ante 35,83% do Ibovespa.

Quem olha a alta do Ibovespa ou das ações das duas gigantes (Petrobras e Vale) e não faz uma análise mais criteriosa pode achar que o mercado já deu o que tinha de dar e acaba saindo da bolsa, perdendo eventuais ganhos, diz Rogé. "O investidor precisa aprender que a Bovespa não se resume apenas a Vale e Petrobras".

Inclusive, neste momento, quem já percebeu isso pode estar conseguindo se safar das perdas desses dois papéis. Ontem, por exemplo, as ONs da Vale caíram 3,16% e as PNAs, 2,73%. Elas vêm sofrendo bem nos últimos dias. Desde terça-feira, as PNAs da mineradora já caíram 11,65%. O volume de negócios com os papéis da companhia e a volatilidade das suas opções de ações crescem dia-a-dia, o que deve contribuir ainda mais para a mineradora ultrapassar a Petrobras em participação dentro do Ibovespa, acredita Rogé.

Apesar das quedas recentes, as ações da Vale ainda acumulam ganhos de 83% no ano. Os estrangeiros são os responsáveis por boa parte dessa alta. Passado o pior momento da crise hipotecária americana, os fundos internacionais, que quase não tiveram resgates, pegaram o dinheiro que tinham deixado em caixa e reaplicaram na Bovespa, diz o superintendente de renda variável do Itaú, Walter Mendes. "Sem IPOs (novas ações), que estavam parados, os fundos aproveitaram a liquidez dos papéis e as boas perspectivas do minério de ferro para comprar tudo o que podiam em Vale", diz.

Uma correção e nada mais

Depois de muita volatilidade, o Ibovespa conseguiu fechar em alta de 0,51%, aos 60.406 pontos. Na visão do superintendente do Itaú, as quedas do índice nos últimos dias são apenas uma correção perfeitamente normal para um mercado que já subiu tanto como o brasileiro. "A percepção de que a crise hipotecária não irá contaminar a economia americana ainda é a mesma, portanto, não há motivos para acharmos que a tendência de alta mudou", conclui Mendes.