Título: Lula quer mostrar a empresários que país está bem
Autor: Lyra , Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 10/10/2007, Brasil, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer mostrar aos cem principais empresários brasileiros que o país está melhor do que a realidade pregada por muitos deles em conferências, encontros de negócios e debates sobre os problemas nacionais. Para isso, marcou um encontro no dia 24, junto com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Não está descartada a presença de outros ministros, como a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Lula acha que muitos empresários estão "pessimistas demais" com o país, contrastando com a imagem que o país tem no exterior. Entre as principais queixas, estão a alta carga tributária, a ausência de marcos regulatórios e gargalos na infra-estrutura. "Eles reclamam que a carga tributária é alta, impede o país de crescer. Mas a realidade é que o país está crescendo", afirmou um assessor do governo.

Na última sexta-feira, durante visita do presidente Lula a Santa Catarina, ele demonstrou impaciência com alguns setores empresariais. "Se pegar as mil maiores empresas deste país e se pegar as cem maiores de Santa Catarina, eles estão ganhando hoje mais do que ganharam a vida inteira, muito mais, porque o momento é extraordinário, as pessoas estão ganhando dinheiro", disse Lula.

O presidente pretende ainda marcar encontros semelhantes com integrantes de outros setores da economia - médios empresários e representantes das micro e pequena empresas.