Título: Com PAC, Brasil será uma grande economia, diz pres
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 10/10/2007, Brasil, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, durante inauguração das obras de duplicação da BR 060 (Brasília-Goiânia), que o Brasil deixou de ser o "país do faz de conta". Segundo ele, o Brasil agora tem uma direção e um projeto. "Não faremos nenhuma mágica, nenhum gesto de irresponsabilidade, mas também não cederemos a nenhuma atitude política, de quem quer que seja, para nos tirar desse rumo de levar o Brasil a se transformar numa grande nação."

Em um ato que contou com a presença de mais autoridades do que populares, o presidente disse que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado em janeiro e que destina R$ 504 bilhões até 2010 para obras de infra-estrutura, "dotará o país das condições necessárias para que se transforme, definitivamente, numa grande economia mundial".

Lula lembrou que a obra concluída ontem começou a ser feita em 1988, durante o governo de José Sarney (PMDB-AP). Acrescentou que o governo Fernando Henrique Cardoso concluiu 50 quilômetros e "nós concluímos os demais 121 quilômetros".

Ao lado do governador de Goiás, Alcides Rodrigues Filho, o presidente destacou que a região Centro-Oeste está se transformando num celeiro de produção de alimentos - sobretudo de grãos - e, mais recentemente, na produção de etanol e biodiesel. "Foi isso que nos levou a tomar a decisão de anunciar no PAC a construção do alcoolduto levando o álcool produzido no Centro-Oeste até o porto de Santos, para embarcar para os países que quiserem comprar álcool do Brasil", disse.

O trecho da rodovia BR-060 inaugurado ontem representou a duplicação de 17 quilômetros e restauração de 31,5 quilômetros, custando R$ 14,4 milhões. Dados do Ministério dos Transportes apontam que 5 milhões de pessoas serão beneficiadas com a duplicação da rodovia por onde trafegam, diariamente, 11 mil veículos. (PTL)