Título: Instituição revê projeção de crescimento global
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 10/10/2007, Finanças, p. C14

O Fundo Monetário Internacional irá reduzir suas projeções para o crescimento das principais economias mundiais em 2008 em seu relatório "World Economic Outlook" (Perspectivas para a Economia Mundial), que deve ser divulgado na próxima semana, segundo fontes ouvidas nesta terça-feira pelo diário americano "The Wall Street Journal".

A expectativa do Fundo agora para a economia global é de um crescimento de 4,8% em 2008, contra 5,2% anunciados na atualização da edição de abril do relatório, divulgada em julho.

O relatório já abrange o período em que os mercados mundiais sentiram o abalo causado pelos problemas provocados pela crise no setor imobiliário americano. A crise foi agravada a partir de agosto com os problemas no segmento de hipotecas de risco, principalmente relacionados a um aumento na inadimplência ao longo deste ano.

Para a economia americana, a expectativa do Fundo agora é de um crescimento de 1,9% no próximo ano, contra a previsão anterior de 2,8%.

A economia da China também deve crescer ligeiramente menos - ainda que em nível sólido: 10% em 2008 (contra uma previsão anterior de 10,5%),

Para a zona do euro como um todo (formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal) a expectativa de crescimento é de 2,1%, contra 2,5%. A economia da Alemanha deverá ter crescimento de 2%, abaixo dos 2,8% da previsão anterior. A da França também crescerá 2% segundo o Fundo, contra 2,3% previstos anteriormente.

O Canadá também deverá ter um crescimento menor, de 2,3%, contra o de 2,8% anunciado na previsão anterior.

Na atualização de julho, o FMI manteve manteve as previsões de crescimento econômico do Brasil para este ano e 2008 em 4,4% e 4,2%. No relatório de abril, o Fundo indicou que o Brasil e o Chile serão os dois únicos países latino-americanos cuja economia crescerá mais que no ano anterior.