Título: Nova pista de Guarulhos será definida em 30 dias
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 21/09/2007, Brasil, p. A2

A localização da terceira pista do aeroporto de Guarulhos deverá ser definida em até 30 dias, informou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que se reuniu ontem em Brasília com uma comissão de moradores de Guarulhos.

Segundo o representante do Movimento de Luta por Moradia na comissão, o coordenador Elton Soares de Oliveira, por ser pequena, a terceira pista do aeroporto não resolve o problema de congestionamento aéreo. "Ela só tem 1,8 mil metros. Conforme o mapa da Aeronáutica, todos os pousos se remetem à direita. Não há essa possibilidade [no local], porque tem o paredão da Serra da Cantareira."

Segundo dados da comissão, vivem na região onde poderá ser instalada a nova pista cerca de 5,3 mil famílias - entre 20 mil e 25 mil pessoas. Metade dessas famílias não tem título de posse da terra. De acordo com a comissão, a desapropriação de moradias na região demandaria recursos de R$ 600 milhões. Para a construção da pista, mais R$ 200 milhões.

Segundo Jobim, ficou acertado no encontro a criação de uma câmara técnica para avaliar esses números e determinar a localização da pista. A comissão será composta por moradores da região, técnicos da Infraero e do ministério.

Em agosto, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos, Moacir Souza, disse que a construção da nova pista demandaria a desapropriação de moradias localizadas em nove bairros da cidade. Alguns bairros teriam de ser desapropriados integralmente. A ação, segundo ele, faria com que cerca de 5 mil famílias fossem retiradas do local.