Título: BNDES quer ajudar Nordeste com infra-estrutura
Autor: Mandl, Carolina
Fonte: Valor Econômico, 21/09/2007, Brasil, p. A8

Depois de criar a Assessoria de Desenvolvimento Regional, o BNDES começa a analisar as formas de reduzir as diferenças entre as diversas áreas do país. A prioridade inicial, de acordo com o presidente do banco, Luciano Coutinho, será o Nordeste. "Os Estados nordestinos representam 14% do Produto Interno Bruto, mas só participam com 9% das operações do banco. Em outras regiões, essa disparidade não acontece. Vamos dar velocidade a tudo que diz respeito ao Nordeste", disse.

O BNDES irá buscar diminuir esse distanciamento por meio de três estratégias. Um delas é aumentando o volume de recursos concedidos aos Estados para obras de infra-estrutura, principalmente aquelas ligadas a áreas sociais, como saneamento e transporte coletivo urbano. No início de outubro, Coutinho se reunirá com os governadores do Nordeste para debater quais devem ser os projetos mais importantes para a região.

Outra preocupação da assessoria será a atração de novas indústrias à região. "Alguns projetos importantes, como o estaleiro Atlântico Sul, já estão em nossa carteira, mas precisamos multiplicar a quantidade de indústrias e empresas de serviço no Nordeste", afirmou Coutinho. De acordo com o presidente do BNDES, a idéia é criar meios de desconcentrar os investimentos privados na região. "Preocupam-me as regiões esquecidas. É o semi-árido, que não tem atividade nem oportunidade. São áreas que estão fora do eixo das empresas."

Não serão, entretanto, apenas as grandes companhias que deverão receber a atenção do BNDES para se instalar no Nordeste. Helena Lastres, que está à frente da nova assessoria, explicou que uma das alternativas que estão em análise para levar a esse desenvolvimento por todas as regiões do Nordeste é estimular empresas que possam vir a ser fornecedoras e prestadoras de serviços dos grandes projetos que estão ou estarão em curso nos Estados. "Não podemos mais apoiar sempre os mesmos."

Para isso, o BNDES também deve estreitar seu relacionamento com o Banco do Nordeste (BNB) e com agências de fomento locais. Essa é uma forma, segundo Coutinho, de conseguir chegar mais facilmente às pequenas empresas.

Ontem, Coutinho esteve no Recife para anunciar a liberação de R$ 204,8 milhões para uma obra de saneamento em Pernambuco, o Sistema Pirapama. Ao todo, o projeto engloba investimentos de R$ 407 milhões entre recursos do BNDES e dos governos estadual e federal. Esse é o maior projeto de saneamento em curso no país. Só de tubulação, serão 20 quilômetros.

A expectativa é que ao término da obra, prevista para daqui a três anos, a região metropolitana do Recife fique livre do racionamento de água. Hoje, esse é um problema constante para boa parte da população pernambucana.