Título: Gol admite que estuda fechamento do capital
Autor: Campassi , Roberta
Fonte: Valor Econômico, 20/09/2007, Empresas, p. B2

A Gol admitiu em comunicado que seus controladores estudam fechar o seu capital ou comprar as ações da companhia aérea que estão nas mãos do mercado. A notícia sobre a possibilidade de a Gol deixar a bolsa de valores foi publicada na edição de ontem do Valor.

Em documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia informou que o fundo Asas, pertencente à família Constantino e controlador da empresa, analisa "várias alternativas em relação a sua participação acionária na Gol". O Asas detém todas as ações ordinárias (com direito a voto) e 35% das ações preferenciais da aérea.

A confirmação motivou os investidores e fez com que as ações preferenciais da Gol e de sua concorrente TAM registrassem as duas maiores altas do Ibovespa ontem.

O fechamento de capital é uma alternativa que teria começado a ser aventada devido à queda de mais de 45% no preço das ações da Gol nos últimos doze meses (até terça-feira), na esteira dos inúmeros episódios do apagão aéreo. A companhia teria que desembolsar cerca de R$ 3 bilhões para deixar o mercado de capitais, segundo cálculos do Valor.

Entre as ações, segundo a Gol, estão lançar um programa de recompra ou oferta pública para adquirir as ações que estão no mercado (28% de seu capital total). No primeiro caso, pelas regras da CVM, a empresa pode comprar no máximo 10% dos papéis em circulação. No caso de oferta pública, a empresa ou o controlador podem optar entre fechar o capital ou realizar ofertas voluntárias para adquirir um terço das ações ou sua totalidade - mas sem cancelar o registro de companhia aberta.

Nenhum movimento, porém, foi sacramentado. A Gol informou que o Asas "poderá realizar ou não realizar uma oferta pública de cancelamento de registro ou qualquer outra operação".