Título: Energia é maior entrave ao país, diz Delfim
Autor: Vieira , Catherine
Fonte: Valor Econômico, 07/11/2007, Brasil, p. A3

Preocupado com a questão energética, que para ele é o único entrave que pode atrapalhar o caminho positivo do Brasil no médio prazo, o ex-ministro Delfim Netto diz que a restrição energética é o desafio que precisa ser focado. "É preciso demonstrar o teorema de que não vai faltar energia e que o governo se esforce nessa direção." Ele acredita que o leilão da hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira poderá ser um sinal positivo para demonstrar que há condições de superar essa dificuldade.

Para Delfim, o problema de fornecimento de gás no Rio chamou a atenção. "Não é de extrema gravidade, mas dá um sinal ruim. O governo federal estimulou o consumo de gás, os Estados acompanharam. Foi uma atitude irresponsável, já que com o aumento do consumo de gás devia ter previsto também um aumento da oferta."

Nesse contexto, ele disse que a descoberta de petróleo da Petrobras anunciada ontem acabou sendo 'conveniente'. "Esse anúncio foi muito conveniente, porque depois do problema do gás ele acendeu o entusiasmo de novo", disse Delfim, que fez palestra ontem, na Expomoney, no Rio.

"O meu conhecimento, que é precário, mostra que realmente é uma descoberta extremamente importante, o óleo de qualidade muito boa, que é o óleo leve, que vai elevar as reservas brasileiras, só que ele está a 6,5 mil metros", ponderou. " Vai precisar continuar desenvolvendo tecnologia e manter a Petrobras protegida de toda política e controlada, como sempre foi, pela ciência para poder chegar lá nos próximos dez anos."