Título: Câmara dos EUA aprova acordo comercial com Peru
Autor: Balthazar , Ricardo
Fonte: Valor Econômico, 09/11/2007, Internacional, p. A13

Um acordo comercial assinado pelos Estados Unidos com o Peru no ano passado foi aprovado ontem pela Câmara dos Deputados dos EUA após meses de negociações entre a Casa Branca e o Partido Democrata, que faz oposição ao governo e que o controle do Congresso desde o início do ano.

A maioria dos democratas votou contra o acordo, num reflexo do crescente ceticismo com que o partido vê os benefícios do comércio e da globalização para os EUA. O acordo foi aprovado por 285 votos a 132, mas apenas 109 dos 225 democratas que participaram da sessão votaram a favor.

O acordo será examinado nas próximas semanas pelo Senado, onde a margem que dá a maioria aos democratas é mais estreita, e deve ser aprovado com mais facilidade. Há outros acordos comerciais pendentes à espera da aprovação do Congresso, assinados com a Coréia do Sul, a Colômbia e o Panamá, mas é improvável que eles sejam examinados agora.

O tratado com o Peru só passou depois que os democratas convenceram a Casa Branca e o governo do Peru a incluir no acordo normas mais rigorosas de respeito ao meio ambiente e a direitos trabalhistas. Mas muitos democratas votaram contra mesmo assim, alegando que o governo não tem instrumentos para obrigar os peruanos a fazer valer essas normas.

A aprovação dos outros acordos pendentes tornou-se improvável por causa da proximidade das eleições do ano que vem, quando os EUA escolherão um novo presidente e vários congressistas estarão em campanha para se reeleger em seus distritos. Analistas acreditam que o Congresso só voltará a debater os tratados em 2009.

O comércio entre os EUA e o Peru movimentou menos de US$ 9 bilhões no ano passado, uma insignificância para uma economia do tamanho da americana. Mas os eleitores andam angustiados com a perda de indústrias para países mais competitivos como a China e o México e isso explica a oposição dos democratas a novos acordos comerciais.

Os principais candidatos do partido na corrida presidencial defendem a revisão de tratados como o Nafta, assinado em 1994 com o México e o Canadá. Ontem, a senadora Hillary Clinton, favorita para ser a candidata dos democratas no ano que vem, disse que votará a favor do acordo com o Peru no Senado, mas é contra os outros três tratados.