Título: GDF e UnB juntos na Saúde
Autor: Oliveira, Noelle
Fonte: Correio Braziliense, 20/01/2011, Cidades, p. 31

O governador Agnelo Queiroz anunciou parcerias com a universidade para melhorar o atendimento no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Também fechou convênios para reformas em escolas públicas A Universidade de Brasília (UnB) ficará encarregada da administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itapoã, que deve ser inaugurada até o meio do ano. A novidade está entre as anunciadas pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), após visitar o Hospital Universitário de Brasília (HUB), na 605 Norte, na manhã de ontem. Atualmente, alunos de ciências da saúde e de medicina dão suporte ao Programa Saúde da Família no Paranoá. ¿Queremos estreitar nosso relacionamento com a universidade. Os estudantes se beneficiarão e poderemos oferecer um atendimento de maior qualidade à população do Distrito Federal¿, disse Agnelo.

Um segundo acordo feito entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a UnB prevê a abertura de um terceiro turno de radioterapia para pacientes com câncer no Centro de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), com o apoio de funcionários e de recursos da Secretaria de Saúde do DF. Desde 2004, a secretaria e o HUB mantêm convênio para os atendimentos ambulatorial e oncológico a pacientes da rede pública do DF. Por ano, o hospital universitário recebe R$ 36 milhões. ¿É um bom hospital, que conta com ótimos profissionais e merece ter a capacidade de atendimento ampliada. Vamos remanejar pessoal da Secretaria de Saúde a partir das necessidades específicas do hospital¿, informou o governador do DF.

Acompanhado do secretário de Saúde do DF, Rafael Aguiar Barbosa, e do reitor da UnB, José Geraldo Maciel, o governador circulou pelas unidades de terapia intensiva, pelo centro de transplante renal e de córneas e pelo pronto-socorro. Na saída do ambulatório, rumo ao Cacon, os visitantes se depararam com um grupo de cerca de 70 estudantes de ciências da saúde e de medicina da UnB ¿ eles integram o Movimento SOS HUB. Os manifestantes pediram apoio de Agnelo para a revitalização da unidade, que recebe repasses do governo federal, e aproveitaram para entregar uma carta na qual listam os principais problemas do hospital (leia quadro). Eles querem que o GDF ajude a reduzir o déficit de 600 funcionários, sendo 81 médicos.

Os alunos receberam com esperança a informação de que o edital de licitação para as obras no pronto-socorro do hospital está pronto e deve ser lançado no próximo mês. Segundo Agnelo, a emergência deve reabrir as portas seis meses após a contratação da empresa vencedora. Por problemas estruturais, o pronto-socorro está fechado há quase três anos. Segundo o SOS HUB, cerca de 3 mil pacientes deixaram de ser atendidos por mês, totalizando 99 mil que acabaram redirecionados para outras unidades da rede. ¿Hoje, temos conhecimento para diagnosticar doenças graves, como o câncer e o lúpus, mas não temos experiência no tratamento de males simples, como gripes e apendicites, porque não há pronto-socorro¿, reclamou Pedro Henrique de Morais, estudante de medicina.

Ensino À tarde, foi a vez de as escolas públicas receberem a atenção de Agnelo Queiroz. A primeira parada foi a Escola Classe 35, em Ceilândia. Ela se tornará o centro de ensino modelo para reformas tocadas pela parceria entre entidades de assistência social, iniciativa privada e governo. As obras que vão restaurar boa parte da estrutura do colégio ¿ banheiros, piso, calçadas de acesso e muros ¿ serão possíveis graças à ajuda da entidade ABC Solidário, a mesma que construiu brinquedotecas nos hospitais públicos candangos. ¿Essa é a primeira de muitas escolas que esperamos ajudar a reformar¿, afirmou Dayse Elias, presidente da instituição.

O mesmo modelo de parceria tentará garantir condições mínimas para os estudantes da Escola Classe 415, em Samambaia, incendiada na noite de segunda-feira. O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) providenciará mão de obra e materiais para reconstruir as sete salas afetadas pelo fogo. ¿Nós atendemos ao chamado do governador e da Secretaria de Obras para, juntos, reconstruirmos a escola. Posso garantir que, antes de as aulas começarem, as salas estarão prontas¿, revelou Elson Ribeiro. Agnelo reconheceu que, nas mãos da iniciativa privada, as obras serão concluídas rapidamente. ¿A ação de uma empresa privada tem mais agilidade para terminar as obras antes da volta às aulas. Não passa pelos procedimentos burocráticos do governo¿, explicou.

O HUB

A estrutura » 210 leitos » 144 mil atendimentos em 2010 » 42 especialidades » Referência em oncologia e saúde auditiva

Os problemas » Deficit de pelo menos 600 servidores, sendo 81 médicos » Pronto-socorro interditado há três anos » UTI neonatal fechada por falta de anestesistas » Ginecologia e obstetrícia defasadas » Obra inacabada do Instituto da Criança e do Adolescente (iniciada em 2002)