Título: FMI considera AL vulnerável a choque externo
Autor: Ribeiro , Bianca
Fonte: Valor Econômico, 12/11/2007, Finanças, p. C3

Embora os países da América Latina venham se mostrando resistentes à recente volatilidade no mercado externo, as nações da região podem sofrer caso a crise internacional piore. A avaliação é do diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Anoop Singh.

"A América Latina tem resistência a choques pequenos, mas ainda é vulnerável a choques maiores", afirmou, lembrando que se a desaceleração econômica nos Estados Unidos for mais longa e profunda isso poderá ter um impacto mais relevante na região.

Por enquanto, considerando a situação atual, Singh acredita que os reflexos na economia dos países da América Latina seria "limitado" e que o crescimento na região teria uma redução de apenas 0,5 ponto percentual sobre as projeções do FMI para este ano. A estimativa do Fundo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano é de uma alta de 4,4% , Para 2008 a estimativa é de aumento de 4,2%.

O dirigente do fundo lembrou que a globalização vem desenhando um novo perfil da economia mundial, em que os países de economia emergente são responsáveis atualmente por metade do crescimento global. "Uma desaceleração nos EUA pode ser limitada por isso", disse ainda sobre as economias emergentes.

Questionado sobre os impactos do salto nos preços do petróleo, Singh admitiu que este é um fator de risco para as economias. "Não há dúvida. Sob diferentes pontos de vista há risco de aumento na pressão de preços e também fiscal." Ele pontuou, no entanto, que até agora a economia global conseguiu absorver este choque do petróleo "bastante bem".

Sobre o desempenho do Brasil, Singh afirmou que o país está "no caminho certo para o crescimento sustentável no médio prazo", lembrando que é preciso evitar possíveis eventos de "superaquecimento" setorizados, como o observado no mercado imobiliário dos EUA.

Singh esteve em São Paulo para apresentar relatório do FMI "Perspectivas Econômicas das Américas" na Fundação Getúlio Vargas.