Título: Jefferson Péres apresenta amanhã relatório sobre Renan
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 13/11/2007, Política, p. A11

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), confirmou ontem que pretende colocar em votação no dia 22 de novembro no plenário da Casa os processos contra o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os processos só serão votados em plenário, no entanto, se recomendarem a cassação de Renan e depois de terem sido aprovados pelo Conselho de Ética do Senado.

"Minha intenção é que dia 22 o processo esteja no plenário. Já que o senador Jefferson Péres (PDT-AM) vai apresentar seu parecer nesta semana, estou fazendo um apelo para que dia 22 tenhamos essa decisão", disse Viana.

Se mais de um processo chegar em plenário, Viana disse estar disposto a colocá-los em votação no mesmo dia. A expectativa, no entanto, é que somente o processo relatado por Péres recomende a cassação de Renan por quebra de decoro parlamentar - apesar do texto ser mantido sob sigilo.

Os relatórios dos senadores João Pedro (PT-AM) e Almeida Lima (PMDB-SE) devem recomendar a absolvição de Renan e, se forem aprovados no conselho com este teor, não precisam ser votados no plenário.

Péres prometeu apresentar amanhã seu relatório no processo em que Renan é acusado de usar "laranjas" para a compra de um grupo de comunicação em Alagoas. O usineiro João Lyra acusa Renan de ter firmado com ele sociedade oculta para a compra de duas rádios e um jornal no Estado.

Por ser inimigo político de Renan, Lyra foi desqualificado pela defesa do senador como testemunha capaz de desferir acusações ao pemedebista. Antes de apresentar seu relatório, Péres vai ouvir testemunhas do processo contra Renan em depoimentos reservados.

Hoje, o relator vai ouvir os depoimentos do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), e de Carlos Santa Rita e Nazário Pimentel.

Santa Rita é apontado como um dos "laranjas" que teria sido usado por Renan para a compra das rádios em Alagoas, enquanto Pimentel teria vendido as emissoras ao presidente licenciado do Senado.

Santa Rita, segundo Péres, é lotado no gabinete de Renan, mas trabalha para o senador em Alagoas. O relator espera reunir novas informações nas investigações, mas não quis adiantar se a ligação de Santa Rita com Renan comprometem o pemedebista.

Vilela, por sua vez, foi arrolado como testemunha de defesa de Renan por também ser inimigo político de Lyra no Estado.