Título: Dúvida com futuro da política socioambiental
Autor: Carvalho, Maria Christina
Fonte: Valor Econômico, 11/10/2007, Finanças, p. C16

O ABN AMRO Real concentrou as atenções e emoções na entrega do Prêmio Valor Social, na noite de terça-feira. E não foi apenas porque o banco venceu duas das seis categorias do prêmio - "Respeito ao consumidor/cliente/fornecedor" e "Gestão sustentável" - e ainda levou o Grande Prêmio na escolha do júri especializado.

Na véspera do ABN AMRO Real mudar de controle, era impossível a seleta platéia de 160 pessoas não se perguntar se o novo dono do banco, o espanhol Santander, vai manter as mesmas preocupações socioambientais.

Além disso, a presença do presidente do ABN AMRO Real, Fábio Barbosa, tocou pessoalmente vários presentes. O presidente do conselho do Instituto Ethos e integrante do movimento Nossa São Paulo, Oded Grajew, um dos apresentadores dos premiados, desejou boa sorte a Barbosa. O presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, outro apresentador, afirmou que o "movimento socioambiental deve muito ao Fábio", e acrescentou esperar que "a passagem" que ele agora enfrenta seja "bem sucedida".

A platéia inteira aplaudiu Barbosa de pé quando ele foi receber o Grande Prêmio do júri especializado pela promoção da sustentabilidade na gestão do banco, desde 1998, e o esforço de difundir essa política a clientes e fornecedores.

Indiretamente respondendo à inquietação da platéia, o banqueiro, também presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), afirmou que o ABN AMRO Real nada mais faz do que "remar a favor da correnteza" porque é a própria "sociedade que está cobrando" das empresas a preocupação sócio-ambiental. Ao longo do tempo, disse, o banco descobriu ser um falso dilema a dúvida se "estava fazendo a coisa certa".

Em 2006, o ABN AMRO Real já havia ganho o Prêmio Valor Social em duas categorias.

Também foram receber o prêmio dois diretores do ABN AMRO Real, Fernando Martins, de marketing, e Maria Luiza Pinto, de desenvolvimento sustentável, acompanhados por duas dezenas de funcionários de suas áreas. Emocionados, alguns mal continham as lágrimas e fizeram questão de tirar fotos juntos.

Barbosa já esperava a divulgação, ontem, dos comunicados do consórcio comprador do ABN AMRO a respeito da finalização da operação. Apesar disso, afirmou que viajaria para exterior, ontem, para assistir o casamento de um sobrinho na Itália. Para os que duvidavam do real destino de sua viagem, ele respondia: "Fiz constar em ata do conselho há meses que iria para a Itália neste feriado prolongado".