Título: Mercado mostra confiança, mas de forma cautelosa
Autor: Rocha, Janes
Fonte: Valor Econômico, 30/10/2007, Especial, p. A16

Os investidores deram um voto de confiança à presidente eleita da Argentina, Cristina Kirchner, apostando que sua vitória vai abrir caminho para os ajustes amargos que a economia do país necessita.

Os resultados do mercado não foram espetaculares no dia de ontem, mas foram positivos - o índice Merval fechou com alta de apenas 0,4% e a moeda fechou a 3,15 pesos por dólar, ante a cotação de 3,17 pesos da sexta-feira.

A performance modesta é parcialmente explicada pelo fato de o mercado, que teve alta na sexta, já havia apostado na vitória de Cristina Kirchner. Mas isso também pode ser visto como um reflexo da cautela por parte dos investidores. Analistas dizem que ainda será necessário mais tempo para dizer se a nova presidente vai corresponder às expectativas de Wall Street. "Os operadores do mercado vão acompanhar de perto as próximas semanas para ver sinais concretos quanto à direção da política econômica nos próximos quatro anos", disse o Credit Suisse.

Analistas dizem não haver garantia de que a presidente tenha intenção de dar novo rumo às políticas pouco ortodoxas do marido.