Título: Moda praia dita a receita do sucesso
Autor: Carolina Mandl
Fonte: Valor Econômico, 01/02/2005, Empresas &, p. B1

Um dos produtos brasileiros de vestuário que mais tem se destacado na exportação é a moda praia. Só no ano passado, as vendas externas de maiôs, biquínis e sungas cresceu 83,1% em dólares, com US$ 22,6 milhões em exportações de 391 mil quilos. De acordo com Fernando Pimentel, diretor da Abit, a mesma receita dos biquínis deveria ser usada nas demais confecções. "Precisamos vender uma roupa com qualidade, criatividade e design, que seja uma versão tropical da moda italiana", diz. Segundo Pimentel, o grande problema da confecção brasileira é que ela está apoiada em pequenas e micro empresas. "Esse tipo de companhia não sobrevive a qualquer ameaça de crise econômica. Por isso o setor precisa passar por uma transformação", afirma Pimentel. Para ele, o Brasil, a exemplo da Colômbia, também deveria fechar acordos comerciais. As maiores confecções do país hoje são Staroup, Guadalajara, Cofran, Vila Romana e Dudalina. Enquanto essa reestruturação não chega, os fabricantes de produtos para confecção estão tentando contornar o problema. A Cataguases, fabricante de tecidos para camisas, embarcará nos próximos dias o primeiro lote de camisas já prontas para um cliente no Chile. A confecção foi contratada pela própria Cataguases, que utilizou mão-de-obra terceirizada. "Assim fica mais fácil porque nós (fabricantes de tecidos) conhecemos melhor o mercado externo", diz Murilo Lemos Filho, diretor da empresa. A parte do vestuário que se destaca na confecção brasileira são as roupas de cama, mesa e banho. Em 2004, as exportações da categoria somaram US$ 327 milhões. (CM)