Título: Consumo sobe e acelera PIB do Japão
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 14/11/2007, Internacional, p. A13

A economia do Japão cresceu no terceiro trimestre deste ano a a um ritmo mais acelerado do que os economistas haviam previsto, após um aumento inesperado nos gastos dos consumidores ter compensado a queda no setor de construção de imóveis residenciais.

A segunda maior economia do mundo se expandiu à taxa anualizada de 2,6% no período de três meses encerrado no último dia 30 de setembro, depois da contração corrigida de 1,6% no trimestre anterior, disse em Tóquio a Secretaria de Governo.

O Banco do Japão (o BC japonês) manteve sua taxa referencial em 0,5%, num momento em que o maior recuo dos investimentos no mercado imobiliário residencial da última década e a desaceleração das exportações ameaçam a expansão. O rendimento dos bônus japoneses recuou para o menor nível desde janeiro de 2006 devido a especulações de que o desaquecimento da economia mundial reduzirá a demanda pelas exportações do Japão, que são as maiores propulsoras do crescimento do país. A demanda externa responde por dois terços do crescimento total da economia, o que mostra a vulnerabilidade do país a um choque externo.

Os gastos de consumo, que respondem por 55% do PIB, cresceram 0,3% no trimestre. As exportações cresceram moderadamente, enquanto os investimentos no mercado imobiliário residencial caíram 7,8%, a maior queda em uma década. As exportações líquidas - diferença entre exportações e importações - contribuíram com 0,4 ponto percentual para o crescimento. A demanda interna acrescentou 0,2 ponto percentual ao resultado.

"As chances de uma alta nos juros no final deste ano estão diminuindo com o enfraquecimento da demanda interna e o crescimento dos riscos para a economia dos EUA", disse Hiroaki Muto, economista-sênior da Sumitomo Mitsui Asset Management.