Título: Petrobras volta a fazer planos para a Bolívia
Autor: Rosas, Rafael
Fonte: Valor Econômico, 30/10/2007, Empresas, p. B6

Depois de mais de um ano de incertezas e tensão, a Petrobras já admite voltar a investir na Bolívia. O gerente-executivo da empresa para o Cone Sul, Decio Oddone, disse ontem que a companhia pode retomar a aposta na Bolívia à medida que as condições do marco regulatório do país voltem a se normalizar. Oddone negou, porém, que a estatal esteja em negociação com a Total para assumir os ativos da empresa francesa no país andino.

"A Bolívia regularizou, em maio, os novos contratos de exploração e produção assinados. À medida que as condições se normalizem e que as regras de atuação se estabilizem, podemos voltar a avaliar novos investimentos dentro dos critérios de economicidade que a Petrobras adota", afirmou Oddone. Ele participou do 4º Congresso Anual de Integração Energética, no Rio de Janeiro.

O executivo ressaltou, no entanto, que a possibilidade de a empresa voltar a investir no país não significa a existência de conversas para a compra das operações da Total. Na edição de ontem do Valor, o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, garantiu que a estatal vai operar os campos da francesa na Bolívia.

Oddone disse que a discussão com a Total começou em 1999 e envolve a "unitização" dos campos de San Alberto, operado pela Petrobras, e Itaú, operado pela Total. Segundo o marco regulatório boliviano, quando há duas áreas distintas, pertencentes a empresas diferentes, mas que fazem parte de um mesmo reservatório, as duas companhias devem encontrar uma saída contratual para otimizar a operação dos campos.

Segundo o gerente-executivo, não se sabe sequer se San Alberto e Itaú fazem parte da mesma reserva de gás. "Isso não significa que a Petrobras está comprando os ativos da Total na Bolívia. Não está e não vai." Ele também negou qualquer negociação entre Petrobras e a Esso para compra dos ativos da empresa americana no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

A Petrobras participa amanhã de licitação em parceria com a PetroPeru para construção de uma petroquímica para fabricação de fertilizantes no Peru. Segundo o presidente da PetroPeru, César Gutiérrez Peña, seis empresas concorrem para construir o empreendimento: além de Petrobras/PetroPeru, estão no páreo as americanas Terra Industries e CF Industries, a mexicana Protexa, a chilena Enaex e o consórcio formado pela indiana Oswal Chemicals & Fertilizers e a australiana Burrup Fertilizers.