Título: Trip vai assumir malha aérea da Total
Autor: Moreira, vana ; Campassi , Roberta
Fonte: Valor Econômico, 14/11/2007, Empresas, p. B2

Meister, da Total: após fusão com a Trip, aérea deve atender mais de 60 destinos A Trip, companhia aérea regional, vai incorporar toda a malha de passageiros da mineira Total e dar origem a maior companhia de aviação regional da América do Sul, a partir do dia 1º de janeiro.

O movimento foi anunciado como uma "fusão operacional", mas os atuais acionistas da Total devem ficar com uma participação minoritária na Trip. O pedido de incorporação foi protocolado ontem na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ainda depende de aprovação.

"É um movimento estratégico que possibilita ganhar tamanho mais rapidamente e antecipar planos de abertura de capital", afirmou o presidente da Trip, José Mario Caprioli. Segundo o executivo, se a Trip dependesse só do crescimento orgânico, os planos de chegar à bolsa de valores ficariam para 2012. Com a nova malha, a data muda para 2009. Caprioli afirma que a abertura de capital é a melhor alternativa para inserir liqüidez no negócio aéreo e permitir o ganho de escala. "Queremos ser uma verdadeira empresa regional, com aviões para menos de 90 passageiros."

Enquanto as linhas regulares de passageiros serão absorvidas pela Trip, a Total seguirá como uma companhia independente, operando transporte de cargas e fretamentos. O plano da empresa é intensificar os negócios com as grandes corporações, como a Petrobras, que já é cliente.

O Valor apurou que a Trip fez pagamentos em dinheiro - através de uma linha com o banco Credit Suisse - e transferiu 10% de suas ações para a Total, para absorver a malha da empresa mineira.

Hoje, as duas empresas têm frota de 17 aeronaves e devem transportar cerca de 80 mil passageiros por mês para mais de 60 destinos no interior do Brasil. Trip e Total têm perto de 1,2% do mercado doméstico de aviação. "Há um potencial imenso para crescer", argumenta o Alfredo Meister, presidente da Total.

Segundo Caprioli, o Brasil já teve 350 municípios atendidos por serviços aéreos, mas hoje o número não passa de 150. O foco da nova empresa continuará na aviação regional, atendendo cidades de média e baixa densidade com aeronaves para no máximo 90 passageiros. "Nossa inspiração é a empresa americana SkyWest, que tem mais de 500 aviões". Segundo Caprioli, esse é o melhor exemplo de que uma empresa regional não é necessariamente pequena.

É possível que a nova Trip, com as linhas incorporadas, tenha sua sede jurídica transferida para Belo Horizonte, onde está a sede da Total. Hoje, a base de operações da Trip está em Campinas, no interior de São Paulo. A decisão ainda não foi tomada pelos acionistas, mas pesa na avaliação a boa estrutura já existe no hangar da Total, no aeroporto da Pampulha, e os planos futuros de lá instalar um centro de treinamento para a América do Sul de pilotos nas aeronaves ATR, indústria do grupo Airbus. O projeto já vinha sendo estruturado pela Total.

O fato de as duas companhias operarem com os mesmos modelos ATR facilitou as negociações, iniciadas há cerca de 90 dias, segundo Alfredo Meister. Juntas, Total e Trip têm encomendadas mais 22 aeronaves ATR que serão entregues ao longo dos próximos três anos. O que significará, até 2010, ter uma frota mais de duas vezes maior que a atual. O plano é expandir as operações no mercado doméstico e fazer também ligações regionais entre os países do Cone Sul.

A Trip, que no passado enfrentou problemas financeiros e regulatórios com a Anac, passou por uma completa reestruturação no último ano, depois da aquisição de 50% do capital pelo do grupo Águia Branca, do setor de transportes. O grupo Caprioli, do mesmo setor, é dono dos 50% restantes. A companhia que hoje se funde à Total transporta cerca de 40 mil passageiros por mês e projeta um faturamento de cerca de R$ 100 milhões para este ano. A Total deverá faturar mais de R$ 210 milhões. Metade da receita é relativa ao transporte de passageiros, que também é da ordem de 40 mil por mês.

A Trip já tem um conselho estruturado, que a partir de agora contará também com um membro da Total, além de membros do grupo Águia Branca e Caprioli.