Título: Para CNI, momento é bom para se investir no Brasil
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/11/2007, Brasil, p. A8

O atual cenário econômico brasileiro é propício para o recebimento de investimentos externos em infra-estrutura, disse ontem o gerente-executivo de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Frederico Álvares. A afirmação foi feita na véspera da abertura oficial do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Blumenau (SC).

O evento começa hoje, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os organizadores estimam que 1,3 mil empresários e autoridades brasileiras participarão do encontro e cerca de 250 empresários alemães de vários setores devem vir ao Brasil.

"O Brasil apresenta um momento macroeconômico extremamente favorável. Se soubermos aproveitar essa oportunidade, certamente teremos capacidade de atrair novos capitais para ajudar o país na melhoria de sua infra-estrutura e logística", disse Álvares.

Álvares apontou as áreas de transportes e energia como prioritárias em possíveis investimentos. Sem mudanças estruturais, segundo ele, o Brasil corre o risco de estagnar suas exportações. "O Brasil é demandante de grandes obras em infra-estrutura. Se não fizermos rapidamente, a tendência é estrangular o comércio exterior."

O encontro tem como objetivo estreitar as relações comerciais entre Brasil e Alemanha. Os alemães são o quinto maior parceiro comercial do Brasil, ficando atrás dos Estados Unidos, Argentina, China e Países Baixos. Entre os temas que serão discutidos estão inovação tecnológica e oportunidades para pequenas e médias empresas em mercados internacionais.