Título: América Latina será prioridade, diz Cristina
Autor: Rocha, Janes
Fonte: Valor Econômico, 31/10/2007, Internacional, p. A13

Em sua primeira entrevista depois de eleita presidente, Cristina Kirchner disse que vai dar prioridade à América Latina e ao Mercosul. "Temos de priorizar nosso lugar na América Latina, ampliar o Mercosul e o tema da energia", disse ao canal de TV Todo Notícias.

Para Cristina, "a equação energética da América Latina é fundamental", um sinal de que poderá continuar com iniciativas multilaterais com as que o presidente Néstor Kirchner iniciou com os governos da Venezuela, Bolívia e Brasil, como a construção de gasodutos e sociedade entre as respectivas estatais para exploração de petróleo e gás. Energia é um tem crítico na Argentina, que não consegue garantir petróleo, gás e eletricidade suficientes para suprir o forte ritmo de crescimento da economia.

Sobre as prioridades de seu governo, Cristina respondeu que são "o combate à pobreza e ao desemprego, a educação e a saúde". Sobre a inflação, mais uma vez ela minimizou. "Houve uma sobrevalorização do tema no período eleitoral", respondeu, reafirmando os índices oficiais, de "7% a 11%" para 2007, quando outras fontes calculam entre 17% e 20%. Ela disse que o país avalia adotar a metodologia de cálculo usada nos EUA. (JR)