Título: Microsoft e TIM selam aliança em celulares
Autor: Rosa, João Luiz
Fonte: Valor Econômico, 16/10/2007, Tecnologia & Telecomunicações, p. B2

Marisa Cauduro/ Valor Levy, da Microsoft (à esquerda), e Araujo, da TIM: integração das equipes de vendas e lançamento de mais aparelhos Há cinco anos, a Microsoft e a TIM iniciaram uma parceria em torno de algo que era, então, pouco mais que um conceito: celulares capazes de enviar e receber e-mail, navegar na internet e trocar mensagens instantâneas. Atualmente, esses dispositivos - os chamados telefones inteligentes - ainda representam 1% da base total de celulares do país, mas o barateamento da tecnologia e a oferta crescente de recursos compatíveis com os aparelhos, levou as empresas à decisão de ampliar a aliança e começar a explorar, juntas, as novas oportunidades de mercado.

Sob a aliança renovada, que as duas companhias anunciam hoje, as equipes de vendas de ambos os lados trabalharão de maneira integrada. No segmento de varejo - que vende aparelhos para o usuário comum -, a Microsoft passará a ocupar uma área especial nas quase mil lojas da TIM, com pessoal especializado e material de ponto-de-venda específico. Cerca de 5 mil vendedores serão treinados para oferecer aparelhos da operadora com o sistema operacional Windows Mobile, da Microsoft. A expectativa é de que, até o fim do mês, as novidades estejam em funcionamento na maioria das lojas.

Para o segmento empresarial, de vendas a empresas, cerca de 2 mil profissionais serão treinados. A estratégia da operadora é aumentar o poder de atração de seus serviços, oferecendo, junto com os aparelhos e planos de assinatura, os pacotes de software da Microsoft, como o sistema de gerenciamento de correio eletrônico Exchange. Da mesma forma, ao negociar com um cliente, a Microsoft poderá remetê-lo à TIM, se o assunto envolver a compra de celulares e planos de telefonia móvel.

"O grande sucesso (dos telefones inteligentes) não se baseia no preço do aparelho, nem do plano (de serviços), mas na capacidade das aplicações disponíveis levarem ao cliente tudo de que ele precisar", diz Mario Cesar Pereira de Araujo, presidente da TIM.

Para a operadora, vender mais telefones inteligentes representa uma oportunidade de expandir sua oferta de serviços de comunicação de dados, que são mais sofisticados e custam mais caro que o tráfego de voz - o feijão-com-arroz do setor de telecomunicações.

No caso da Microsoft, os telefones inteligentes são o meio pelo qual a maior companhia de software do mundo pode disseminar seu sistema operacional Windows Mobile. Trata-se da versão para celular do software básico que roda em mais de 90% dos computadores do planeta.

Nesse campo - o dos sistemas operacionais para celulares -, a Microsoft disputa espaço com a Symbian, uma empresa que tem a fabricante de celulares Nokia como uma de suas acionistas, e com a canadense Research in Motion, dona dos populares telefones BlackBerry.

"A mobilidade é inexorável e sua adoção vem ocorrendo a uma velocidade muito grande", afirma Michel Levy, presidente da Microsoft. "Como sempre vamos ao mercado com parceiros, no caso dos celulares inteligentes isso significa fazer alianças com operadoras e fabricantes de aparelhos."

O entendimento inicial da Microsoft com a TIM, em 2002, envolveu preparar a infra-estrutura da operadora para permitir as inovações dos telefones inteligentes. Em agosto de 2004, o primeiro resultado comercial da parceria foi o lançamento do modelo MPX 220, fabricado pela Motorola. Agora, com a evolução do mercado, a meta é expandir rapidamente a oferta de produtos.

Atualmente, estão disponíveis no Brasil 14 modelos de celulares, de vários fornecedores, com o sistema Windows Mobile. Até o fim do ano, chegarão mais sete e, em 2008, a previsão é de que outros 20 aparelhos começarão a ser vendidos.

Um dos trunfos da Microsoft na disputa pelo mercado é a integração do Windows Mobile com outros de seus produtos, como o Messenger, de mensagens instantâneas. O software tem cerca 30 milhões de usuários no Brasil, o que o torna a maior base desse sistema no mundo. Os celulares com Windows Mobile também permitem uma conexão rápida com o Outlook, o programa de e-mail que se tornou um padrão nos computadores pessoais.

É esse tipo de chamariz que a TIM considera importante para convencer usuários dos celulares comuns a migrar para os telefones inteligentes. Apesar disso, em um mercado tão novo, as companhias querem liberdade para atuar: o acordo entre a TIM e a Microsoft não prevê exclusividade - ambas poderão buscar novas alianças.