Título: Vale e Dongkuk assinam acordo para usina no CE
Autor: Lyra , Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 21/11/2007, Empresas, p. B7

A Vale do Rio Doce e a coreana Dongkuk Steel Mill assinaram ontem, no Palácio do Planalto, memorando de entendimento para a construção da Companhia Siderúrgica de Pecém (Ceará), um investimento de US$ 2 bilhões e capacidade de produção, a partir de 2009 - quando deverá estar concluída - de 2,5 milhões de toneladas anuais de placa de aço.

A companhia substitui a natimorta Ceará Steel, empreendimento que fracassou principalmente porque a Petrobras não garantiu o fornecimento, a preços viáveis, de gás. O novo modelo utilizará carvão como combustível para o alto forno. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o presidente da Vale, Roger Agnelli, a substituição não significa que a nova siderúrgica será poluente. "O carvão será usado como redutor nas lâminas de aço, a emissão de gás carbônico será mínima", prometeu. "Além disso, 95% da água será reciclada e 99,5% da poeira gerada pelos altos fornos de carvão será filtrada."

O presidente do conselho do grupo Dongkuk, Saejoo Chang, disse que a persistência no empreendimento foi fruto do entusiasmo em instalar mais um alto forno em terras cearenses, após o fracasso nas negociações da Ceará Steel. Chang garantiu que a prioridade de sua empresa será investir no país tecnologia avançada e de última geração, buscando criar no estado um "modelo de empresa de desenvolvimento nacional".

O impasse diante da Ceará Steel foi apontado por Lula como um dos grandes motivadores para que empresários e governo buscassem alternativas. "Tínhamos questões judiciais, análises do empreendimento na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Isso as vezes leva meses ou até anos para se resolver e, por isso, achamos melhor partir para outros caminhos."