Título: Governo indica novo conselheiro para o Cade
Autor: Basile , Juliano
Fonte: Valor Econômico, 22/11/2007, Brasil, p. A5

O governo começou o período de troca na composição do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça com a indicação do economista Enéas de Souza para a vaga de Luís Fernando Schuartz, que deixa o órgão no próximo dia 30.

Souza foi indicado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. Ele foi secretário de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no governo do atual senador Pedro Simon (PMDB), e presidente do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE). Atualmente, trabalha na Fundação de Economia e Estatística, órgão do governo gaúcho. Além de economista, Souza é psicólogo e crítico de cinema.

Schuartz já havia manifestado intenção de deixar o Cade para voltar à FGV do Rio, onde deverá lecionar. Além dele, o conselheiro Abraham Sicsú também deixará o Cade, quando encerrar o seu mandato, em 17 de janeiro próximo.

Já o procurador-geral do Cade, Arthur Badin, foi reconduzido para mais dois anos de mandato, mas terá de ser aprovado antes pelo Senado. Souza também deverá passar pela sabatina dos senadores. Paulo Furquim deverá ser reconduzido para mais dois anos como conselheiro, mas também será sabatinado. O mandato dele acaba em 8 de janeiro.

As grandes mudanças na composição do Cade se darão entre julho e agosto do ano que vem, quando terminam os mandatos da presidente Elizabeth Farina e de mais três conselheiros: Ricardo Cueva, Luís Fernando Rigato Vasconcellos e Luiz Carlos Delorme Prado. Os quatro já estão no segundo mandato e não podem mais ser reconduzidos.