Título: Não temos como retaliar, diz Stephanes
Autor: Landim, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 17/10/2007, Brasil, p. A3

"O Brasil ganha, mas não leva." A afirmação é do ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Reinhold Stephanes, ao responder, em Bruxelas, a pergunta de um jornalista estrangeiro sobre a possibilidade de o país retaliar os Estados Unidos no painel do algodão. "É uma situação muito complicada, porque nós ganhamos, mas não recebemos compensação pela vitória", reclamou.

O Brasil venceu os Estados Unidos nos tribunais da Organização Mundial de Comércio (OMC) pela concessão de subsídios ilegais aos produtores de algodão. O processo se arrasta por anos e o governo brasileiro permitiu que o prazo se estendesse na expectativa de que facilitaria as negociações multilaterais da Rodada Doha.

"A pergunta é retaliar no quê?", disse Stephanes. Ele lembrou da possibilidade de punir os EUA na área de propriedade intelectual, já discutida pelo Itamaraty, mas ressaltou que se trata de uma grande potência e um importante parceiro comercial. "É uma decisão de governo, não do ministro. Em última análise, é do presidente da República. Dou uma opinião pessoal sobre a complexidade de se adotar uma política de retaliação", disse Stephanes.