Título: Vale suspende a venda de minério para guseiras no PA
Autor: Durão, Vera Saavedra
Fonte: Valor Econômico, 26/10/2007, Empresas, p. B8

A Vale do Rio Doce comunicou ontem que está suspendendo o fornecimento de minério de ferro para quatro guseiras no Pará. A mineradora deu prazo de 15 dias para outras quatro comprovarem que estão quites com seus compromissos ambientais e trabalhistas, caso contrário terão também seus suprimentos cortados.

Desde ontem tiveram seus contratos rescindidos pela Vale a Cosipar, Fergumar, Simasa e Usimar. A Itasider, Ibérica, Viena e Simara terão até 8 de novembro para apresentar documentos mostrando que não usam carvão de mata nativa ou utilizam trabalho escravo.

A Cosipar, em nota divulgada ontem, se disse surpreendida mais uma vez pela suspensão do fornecimento, porque "o processo de negociação entre as empresas ainda estava em andamento e as alegações apresentadas para tal suspensão são infundadas".

No comunicado, a guseira informa que desde 28 de agosto negocia junto ao Ibama a elaboração de um Termo de Compromisso para adequar a atividade da empresa às exigências do Código Florestal Brasileiro. Também informa que protocolou em 17 de setembro, junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará, os documentos solicitados para aprovação final do Plano de Suprimento Sustentável (PSS), documentação em análise na SEMA. O Plano de Suprimento Anual foi aprovado em 26 de junho pela SEMA, diz a nota.

A Cosipar informa na nota que, na correspondência enviada pela Vale, comunicando a rescisão contratual, a mineradora cita como causa da medida "um grande número de infrações administrativas" sem precisar do que se trata.