Título: Mercado doméstico puxa produção de aço
Autor: Durão, Vera Saavedra
Fonte: Valor Econômico, 24/10/2007, Empresas, p. B9

A produção de aço brasileiro vem surpreendendo e poderá fechar 2007 com 34 milhões de toneladas, ante os 30,9 milhões de 2006. Os dados do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), divulgados ontem, informam que até setembro o país produziu 25 milhões de toneladas de aço bruto, com crescimento de 9,8% sobre o mesmo período do ano passado, bem acima da expectativa inicial de expansão de 6,5% para 2007. Tal performance vem sendo puxada pelas vendas internas do produto, que responderam por 15 milhões de toneladas, com alta de 14,7%. Em contrapartida as exportações encolheram 17,1% no período. As vendas externas de planos tiveram queda de 16,9%. No setor de longos, a retração foi de 17,4%.

O segmento de planos continua sendo o destaque da demanda doméstica, com avanço de 16% ante os nove primeiros meses de 2006, como avalia Rodrigo Ferraz, analista de mineração e siderurgia da Corretora Brascan, em relatório divulgado ontem. Os aços longos, segundo ele, estão tendo recuperação, na medida em que as atividades da construção civil começam a ter um desempenho mais vigoroso. Segundo Ferraz, nos três primeiros meses do ano as vendas do segmento de longos no mercado doméstico registravam crescimento médio de 4,4%. Nos nove primeiros meses de 2007 já acumularam 5,5 milhões de toneladas, correspondentes a um aumento de 13,2% ante o janeiro/setembro de 2006.

O que está aquecendo a demanda por laminados planos são os setores de bens duráveis, como automóveis; aparelhos domésticos da linha branca (geladeira, máquina de lavar e fogão, por exemplo), puxados pelo crédito; e pelo setor de bens de capital, liderado por máquinas e equipamentos para indústria. Ou seja, o crescimento da economia brasileira ancorado no investimento e no consumo das famílias está sustentado a produção e irrigando as vendas internas de aço, como comprovam as estatísticas do IBS referentes às vendas domésticas de setembro, isoladamente. No mês passado elas cresceram 18,5% ante mesmo período de 2006.

Em termos regionais até setembro, Minas Gerais permanece liderando a produção de aço no Brasil, com 8,9 milhões de toneladas de aço bruto, seguido por São Paulo (5,2 milhões), Espírito Santo (5 milhões) e Rio de Janeiro (4,2 milhões).