Título: Tecnologia volta a puxar alta das ações
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/10/2007, Finanças, p. C2

As bolsas americanas encerraram em alta ontem, devido aos fortes ganhos da Apple - divulgados na noite de segunda-feira - e de um acordo da Research in Motion, fabricante de BlackBerry na China. Os dados sugerem a investidores que o setor tecnológico é o lugar certo para se esconder da desaceleração da economia americana.

O índice Dow Jones teve alta de 0,81%, a 13.676 pontos. O Standard & Poor's 500 subiu 0,88%, a 1.519 pontos. O Nasdaq avançou 1,65%, a 2.799 pontos.

Os outros setores do mercado americano também se valorizaram pelo segundo dia consecutivo, mas não de forma tão acentuada como o setor de tecnologia. Blue chips como a American Express e DuPont, apresentaram bom desempenho trimestral e mostraram que empresas com maior alcance internacional estão resistindo ao aperto do crédito e à queda no mercado imobiliário.

Um avanço maior foi impedido por notícias frustrantes de varejistas. As ações do Wal-Mart caíram 2,9%, enquanto a vendedora de acessórios de moda, a Coach, despencou aproximadamente 12%, após anunciar que a desaceleração das vendas iria atingir seus resultados.

As ações européias voltaram a subir, após três sessões de queda à medida que bons resultados das companhias européias e americanas diminuíram o medo em relação ao crescimento econômico e os lucros corporativos.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações européias, subiu 0,83%, para 1.556 pontos. "Teremos uma desaceleração dos Estados Unidos, mas não será brutal e não mandará os lucros corporativos para baixo", disse Emmanuel Morano, chefe da administração de ativos da La Francaise des Placements Investissements, em Paris.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,85%, a 6.514 pontos. O DAX, de Frankfurt, avançou 0,61% (7.842 pontos). Também subiram as bolsas de Paris (0,77%), Milão (0,67%), Madri (0,66%) e Lisboa (1,02%).