Título: Renan pede licença médica por 10 dias
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 23/10/2007, Política, p. A6

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado licenciado do cargo, pediu ontem licença médica de dez dias do mandato de senador. Renan havia dito a vários colegas que retornaria nesta terça-feira às atividades normais de senador, para dedicar-se à defesa nos quatro processos por quebra de decoro abertos contra ele.

O afastamento - desta vez do mandato, não apenas da Presidência do Senado - abre brecha para adiamento dos julgamentos dos processos no Conselho de Ética, já que está em curso o prazo para apresentação de defesa em alguns deles.

Com o afastamento, Renan atende ao interesse do governo, que quer evitar turbulências durante a tramitação da Proposta de emenda Constitucional (PEC) que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

O presidente em exercício do Senado, Tião Viana (PT-AC), admitiu a possibilidade de sobrestamento da decisão que a Mesa Diretora tomaria hoje sobre a sexta representação por suposta quebra de decoro apresentada contra Renan - acusado de propor emendas ao orçamento da União liberando recursos para Murici (AL), por meio de contratos irregulares.

"Uma prática que tem alguns tribunais para processos que tratam da mesma matéria, às vezes, é sobrestar uma até que as outras sejam julgadas", disse Tião.

Aliados de Renan foram surpreendidos pelo pedido de licença do cargo. Assessores informaram que ele vai se submeter a uma bateria de exames de saúde.