Título: Varig apresenta hoje sua nova identidade visual
Autor: Rittner, Daniel
Fonte: Valor Econômico, 23/10/2007, Empresas, p. B2

Leo Pinheiro/Valor Lincoln Amano, diretor comercial da Varig: foco está na retomada de rotas Quase sete meses após sua compra pela Gol, a Varig ganhará uma nova cara a partir de hoje. Da pintura dos aviões ao website, das lojas nos aeroportos ao uniforme dos comissários de bordo, a identidade visual da mais tradicional empresa aérea brasileira vai mudar - e nada tão instigante quanto fazer isso justamente na data em que os fãs de aviação relembram, a cada 23 de outubro, primeiro vôo do 14-Bis, o Dia do Aviador.

Nos últimos meses, a dedicação esteve voltada a botar ordem na casa. Mesmo com o mercado aquecido e faltando equipamento mundo afora, a Varig tem conseguido alugar aeronaves a tempo de não perder os prazos para retomar suas rotas internacionais. Com a fase mais crítica praticamente superada, chegou a hora das mudanças. Para isso, surge uma identidade visual nova, que ficou a cargo da DM9DBB, de Nizan Guanaes.

O primeiro avião com a cara nova será apresentado na manhã de hoje, no aeroporto do Galeão. É um recém-chegado Boeing 737-800 em que a lendária rosa-dos-ventos continua presente e onde predomina o azul, mas com toques de laranja para substituir o amarelo-dourado, associado ao luxo e à ostentação perdulários da Fundação Ruben Berta. "O mundo deixou isso de lado. A palavra da moda é popularização", afirma o diretor comercial da VRG Linhas aéreas (nome oficial da Varig), Lincoln Amano, ainda debruçado sobre um apertado cronograma de reinauguração de rotas abandonadas pela antiga companhia.

No dia 28, reestréiam os vôos para Londres. Depois, em 21 de novembro, para a Cidade do México. Em seguida, serão retomados os vôos para Santiago e para Montevidéu, usando, a princípio, aeronaves 737-800 e 737-300, respectivamente. Em dezembro, voltará a rota São Paulo-Madri. E, no primeiro semestre de 2008, finalmente será a vez de Miami e Nova York. "O foco está na retomada desses vôos. Não falamos em novos destinos até colocarmos as antigas rotas em operação", completa Amano.

As mudanças vão ocorrer aos poucos, não nega o executivo. Como pelo menos três jatos 767 usados nas rotas internacionais serão devolvidos no ano que vem, a configuração definitiva dos assentos só aparecerá em março ou abril, com 30 poltronas na classe executiva e mais conforto para os passageiros da econômica. Mas algumas mudanças começam a ser sentidas bem antes, acrescenta Murilo Barbosa, diretor de marketing da Varig.

As salas VIP estão sendo reformadas e ganharão um novo conceito - a começar pela de Guarulhos, utilizada nos vôos ao exterior. Mas, já a partir de hoje, os passageiros da classe executiva vão experimentar o Espaço Vita, um novo produto que será oferecido nas rotas de longo curso. Além de dicas práticas para minimizar o "jet lag", como exercícios de alongamento e um canal de música "zen", o cardápio ganhará uma alternativa com refeições especiais.

"Serão pratos com opções mais leves e saudáveis", adianta Barbosa, explicando que o projeto surgiu de uma pesquisa feita com usuários da própria Varig e de outras companhias aéreas. Os passageiros da classe econômica também vão poder desfrutar uma pitadinha do novo serviço, que incluirá caldos quentes para balancear a alimentação.

O espírito predominante na companhia é de quem precisa trocar os pneus sem parar o carro. Aos poucos, os aviões ganharão a pintura nova. Fora das telinhas desde que sua crise se agravou, em 2006, a Varig voltará a ocupar nesta semana inserções comerciais na televisão, rádio e publicações impressas. Nesse renascimento, a nova diretoria tomou o cuidado de preservar o patrimônio mais famoso da empresa: a simpatia de seus funcionários. Todos os 1.500 empregados com alguma ligação direta com o passageiro - comissários, vendedores, atendentes de check-in - passaram por uma breve reciclagem. "Estávamos vivendo um processo muito complexo, a moral estava baixa", diz Barbosa.

A nova identidade será apresentada em um evento no aeroporto do Galeão, hoje cedo. Para os fãs da pioneira, como a Varig é carinhosamente chamada, esse Dia do Aviador promete fortes emoções. Barbosa garante que ninguém vai se decepcionar, mas pede paciência com as mudanças, a serem implementadas gradualmente. "Estamos construindo essa nova empresa junto com os nosso clientes e funcionários."