Título: Lula ironiza DEM e ameaça cortes para cobrir eventuais perdas
Autor: Santos, Chico
Fonte: Valor Econômico, 19/10/2007, Política, p. A10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou a oposição, chamando o Democratas (DEM) de "demo", ao falar sobre a hipótese de os adversários fecharem questão no Senado contra a aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). "Se os Demo estão dizendo que vão fechar questão (contra a CPMF), é problema deles", afirmou o presidente provocando risos, inclusive no ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que estava ao seu lado.

O presidente rechaçou a hipótese de negociar mudanças na contribuição, afirmando que o projeto que o governo quer aprovar no Senado é o mesmo que passou por duas votações na Câmara dos Deputados. Para Lula, o governo não pode prescindir dos cerca de R$ 40 milhões anuais da CPMF, sob pena de ser obrigado a fazer cortes no Orçamento da União.

O presidente voltou a ameaçar, em entrevista na residência oficial da Presidência de República de Angola, de fazer cortes nos investimentos em Infra-Estrutura previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para compensar uma eventual perda de receita da União. Segundo ele, haveria dificuldade em fazer corte na maioria das áreas, considerando que em pessoal não há espaço e em custeio seria muito difícil.

O governo precisa que a CPMF seja aprovada no Senado ainda este ano para que ela possa ser mantida em 2008. A relatora do projeto, senadora Katia Abreu (DEM-TO), que já se manifestou contra a aprovação do tributo, ameaçou usar todo o tempo regimental para produzir seu relatório. Como o projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e por duas votações no Senado, o uso do prazo integral de 60 dias pela relatora pode tornar inviável a aprovação ainda este ano.

Na entrevista, Lula falou sobre a hipótese de pedir licença do cargo em 2010 para trabalhar pela eleição do candidato do governo à sua sucessão. Embora admitindo ter considerado a possibilidade em conversa particular, o presidente disse que não está pensando em 2010 e que quem precisa estar preocupado com o calendário é a oposição.

"Eu não consigo pensar em 2008, como vou saber o que fazer em 2010?", indagou. Lula disse que foi eleito para governar o país e não para pensar na eleição de 2010. Ele acrescentou que se fizer seu trabalho (de governar) corretamente, todos irão querer chamá-lo para o palanque. Do contrário, se o governo não estiver bem, Lula disse que irão "desconvidá-lo".

Em nota, o DEM diz que Lula mostra total desconhecimento das decisões do partido, ao afirmar que a legenda fechará questão contra a prorrogação da CPMF. Segundo a nota, o partido já fechou questão, em reunião no dia 18 de agosto de 2007, ou seja, há mais de dois meses. "É triste e lastimável ver o presidente da República dirigir-se com tanto desrespeito a um partido da oposição", diz a nota.