Título: EUA e UE propõem nova lista ambiental
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 30/11/2007, Brasil, p. A3

Às vésperas da realização da conferência ambiental de Bali, os Estados Unidos e a União Européia (UE) tomaram a ofensiva ontem na Organização Mundial do Comércio (OMC), propondo uma nova lista de "produtos ambientais", para terem tarifas eliminadas ou reduzidas significativamente num novo acordo global de comércio.

Mais uma vez, Washington e Bruxelas deixaram de fora da lista o etanol, a principal demanda brasileira, o que complica um consenso sobre a questão. Americanos e europeus recusam praticamente todos os produtos agrícolas como sendo ambientais e insistem em designar produtos que são mais industriais.

Washington e Bruxelas propuseram um novo formato de acordo, baseado em dois pontos. Primeiro, todos os países se comprometeriam com amplo corte tarifário ou eliminação para 43 produtos ditos ambientais, que foram listados num recente estudo feito pelo Banco Mundial. Já na segunda parte, seria feito um acordo plurilateral, pelo qual participaria quem quisesse, mas com o compromisso de cortar mais as alíquotas para 150 produtos.

Essa iniciativa dos americanos e europeus antecede a reunião da Convenção sobre Mudança Climática, promovida pelas Nações Unidas, que discutirá a segunda fase do Protocolo de Kyoto. Nos dias 8 e 9 de dezembro, os ministros de Comércio de mais de 20 países vão se reunir num evento paralelo em Bali, onde a questão da "lista ambiental" deverá estar no centro da discussão. (AM)