Título: Site está entre os dez maiores do varejo on-line
Autor: Vanessa Adachi, Altamiro Silva Júnior e Taís Fuoco
Fonte: Valor Econômico, 03/02/2005, Empresas &, p. B3

Criada em junho de 1999, a Submarino entrou rapidamente no clube das maiores empresas de comércio eletrônico do país, com uma singularidade que a destaca das demais líderes. Ela é a única, entre as campeãs on-line, que pode ser considerada uma operação pura de internet. As outras têm operações físicas ou combinam vários modelos para chegar ao consumidor, com vendas pelo telefone, televisão etc. "A diferença é que os concorrentes usam a internet como um canal de venda. Para a Submarino, a web é o negócio", resume Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia da E-Consulting, especializada em comércio eletrônico. Isso fica claro no ranking de outra consultoria, a E-Bit, também especializada no e-commerce. A Submarino entrou na lista em 2000, quando a lista foi montada pela primeira vez, e desde então divide os dez primeiros lugares com marcas tradicionais, que já existiam fora da internet, como Americanas.com, Saraiva, Magazine Luiza, Gol e Ponto Frio, entre outras. A lista indica uma participação significativa no bolo das vendas on-line. Juntos, os dez maiores sites representam 38% do faturamento do setor, o equivalente a R$ 665 milhões em 2004. Os outros 62% movimentam a maioria dos negócios - algo perto de R$ 1,1 bilhão -, mas que é dividido por um universo estimado em mil lojas virtuais, segundo a E-bit. No ano passado, o comércio eletrônico cresceu 47% em faturamento, para R$ 1,75 bilhão, na comparação com 2003, segundo a E-bit. Para este ano, a previsão é de que os negócios vão aumentar 30%, para R$ 2,3 bilhões, não incluindo a venda de automóveis, passagens aéreas e sites de leilão. (JLR)