Título: Ciclo de alta em preços agrícolas perto do fim
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 22/10/2007, Agronegócios, p. B13

O ciclo de alta nos preços agrícolas do atacado paulista, que durou 14 semanas consecutivas, começa a dar sinais de reversão. O índice da RC Consultores, que analisa o comportamento dos preços de uma cesta de 17 produtos agrícolas, registrou retração de 0,4% na semana encerrada no dia 18, em comparação com a semana anterior. O índice acumula alta de 2,9% ante setembro e de 25,3% na comparação com setembro de 2006.

Na semana, houve queda nos preços de tomate (27,7%), milho (3,6%), ovos (2,6%), arroz (1,8%), café (1,0%) e açúcar (0,6%). Por outro lado, houve aumento nos preços de (0,4%), soja (0,5%), carne bovina (0,8%), batata (2,6%), carne suína (3,7%) e feijão (6,5%). As cotações de algodão, frango, laranja, leite tipo B e tipo C permaneceram estáveis no mesmo período.

Fabio Silveira, da RC Consultores, diz que a queda nos preços do complexo carnes com o fim da entressafra do boi e a desvalorização do dólar - que comprometeu parcialmente as exportações de commodities - devem provocar um aumento da oferta interna de produtos agrícolas, arrefecendo a tendência de alta nos preços.

"Já se nota um efeito contracionista sobre mercados como milho, café, soja e açúcar, o que vai se refletir no atacado. No varejo, o efeito é mais demorado, de forma que os produtos agrícolas ainda vão colaborar para o aumento da inflação no país neste mês", afirma. (Cibelle Bouças)