Título: Novoeste fica com trecho da Ferroban
Autor: Daniel Rittner
Fonte: Valor Econômico, 03/02/2005, Empresas &, p. B7

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá aprovar mudanças no traçado da ferrovia Novoeste, controlada pela Brasil Ferrovias, com o objetivo de criar um novo corredor exportador de bitola estreita. A proposta da alteração está em audiência pública. Hoje, a Novoeste é totalmente dependente da Ferroban para chegar ao porto de Santos. A idéia é acabar com isso porque, no futuro, a tendência é que os acionistas das duas concessões sejam distintos. Por isso, a proposta em análise prevê que o trecho de Bauru a Mairinque, no Estado de São Paulo, que hoje pertence à concessão da Ferroban, migre para a Novoeste, numa cisão de ativos. Para completar o corredor, está em negociação um contrato que dará direito de passagem à Novoeste no trecho da Ferroban que vai de Mairinque a Santos. Também será permitido à Novoeste acessar Paulínia, onde está a refinaria Replan. A carga de combustíveis é importante para a empresa. O contrato será de longo prazo, válido até o fim da concessão, em 2026, com tarifas fixas, apenas corrigidas, até o fim de sua vigência. A idéia é que, com isso, a Novoeste torne-se atrativa independentemente de estar no mesmo grupo da Ferroban. E, com isso, possa atrair investidores diferentes. A proposta de reestruturação da Brasil Ferrovias, fechada em outubro de 2004, também previa a criação de dois corredores para o grupo, um de bitola estreita e outro de bitola larga. No entanto, a idéia original era migrar trechos da Ferroban para a Ferronorte. A ANTT entendeu que a proposta inicial praticamente extinguiria uma das concessões - a Ferroban - o que não é permitido por lei.