Título: Lula diz que governa melhor que FHC
Autor: Felício , Cesar
Fonte: Valor Econômico, 28/11/2007, Política, p. A10

Em entrevista à TV Record, na noite de ontem , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu ontem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, em encontro tucano, fez ironias sobre a baixa escolaridade de seu sucessor. "Não gostaria de responder a Fernando Henrique porque pessoalmente gosto dele. Se comparar a formação intelectual, ele tem razão. Ele tem mais anos de escolaridade, mas eu governo melhor do que ele. E vou mostrar que é possível deixar o sucessor governar e fechar a boca", disse o presidente. Lula afirmou ainda que a resposta a FHC seria dada por seu governo: "A resposta a ser dada a ele não vai ser da minha boca. Quando eu terminar o governo em 2010, 180 milhões de brasileiros vão investigar o que fiz com a educação e o que ele fez com a educação".

Sérgio Lima/Folhaimagem Lula no Planalto: "Presidente não gosta de conferência, a não ser antes ou depois, como profissional, para ganhar dinheiro"

À tarde, em cerimônia no Consea, no Palácio do Planalto, o presidente havia feito referências indiretas ao seu antecessor . "Presidente não gosta de conferência, a não ser antes ou depois, como vida profissional, para ganhar dinheiro fazendo conferência", disse. "Mas participar de conferência para ouvir o que alguns acham que é desaforo, quando, na verdade, é desabafo, assistir à conferência para ouvir gente falar mal do governo quando o bom é ouvir falar bem, não é normal", reiterou Lula na posse do novo presidente do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), Renato Maluf, no Palácio do Planalto.

Na semana passada, FHC não poupou críticas ao governo Lula nem ao petista. Ele ironizou de forma indireta a baixa escolaridade de Lula. "Aqui (no PSDB) há acadêmicos, e não temos vergonha disso. (...) Faremos o possível e o impossível para que saibam falar bem a nossa língua. É por isso que em Minas Gerais o ensino passou para nove anos, e não quatro. Queremos brasileiros melhor educados, e não liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria", disse FHC no encerramento do 3º congresso do PSDB, em Brasília.

O ex-presidente disse que uma "elitezinha apressada se abotoou no poder", numa referência direta ao PT. "Somos gente que estuda e trabalha. Trabalha e estuda."

A declaração de FHC irritou integrantes do Planalto. O novo ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, foi o porta-voz do governo sobre o assunto. "Conhecendo a biografia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não acho essa uma declaração parecida com sua história nem que engrandece os brasileiros que o admiram", afirmou. (Com Folhapress)