Título: Comissão sinaliza que a área de cana pode dobrar nas Américas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/10/2007, Agronegócios, p. B13

A Comissão Internacional do Etanol, organização criada em 2006 com a missão de desenvolver mercado de álcool nos países das Américas e no mundo, deu novos passos para consolidar o programa de adoção do combustível em outros países, fora do eixo Brasil-Estados Unidos.

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) concluiu mapeamento do potencial de área que pode ser utilizada para o plantio de cana para a produção de álcool combustível. O estudo mostra que o total de área plantada com cana em todos países das Américas ocupa 8,744 milhões de hectares, incluindo Brasil, com 5,8 milhões de hectares). A área para cana-de-açúcar nesses países pode quase dobrar, para 15,022 milhões de hectares. Foram analisados 22 países das Américas.

De acordo com Roberto Rodrigues, co-presidente da CIE, a disponibilidade de área já é um passo para que o programa possa ser implementado. "Agora, depende de mudanças na legislação de cada país para implementar o programa", disse. Poucos países, como Chile, Bolívia, Peru e Barbados, devem ficar de fora deste programa.(MS)